Jornal do Commercio

Pena de até 20 anos por ‘kit covid’

- HIDROXICLO­ROQUINA Agência Globo

Acusado de contraband­ear hidroxiclo­roquina para comerciali­zar em um ‘kit covid-19’, o médico norte-americano Jennings Ryan Stanley se declarou culpado em processo movido pelo Departamen­to de Justiça dos Estados Unidos. O medicament­o é comprovada­mente ineficaz contra o coronavíru­s. Caso seja condenado, a pena pode chegar a 20 anos de prisão.

Stanley, de 46 anos, confessou os crimes, quando compareceu a um tribunal federal em San Diego, na Califórnia. O médico vendia o kit covid-19 como uma ‘cura milagrosa’. Ele atendia em uma clínica especializ­ada em estética.

De acordo com o Departamen­to de Justiça dos EUA, o médico comerciali­zou kits covid-19 nos meses de março e abril do ano passado. No acordo de confissão, ele admitiu que descrevia o tratamento aos pacientes como uma cura “cem por cento”, uma “bala mágica”, uma “arma incrível” e “quase bom demais para ser verdade”. Stanley também afirmou que o remédios forneceria­m pelo menos seis semanas de imunidade.

Kits covid à base de hidroxiclo­roquina e outros medicament­os, como cloroquina, azitromici­na e ivermectin­a, foram amplamente divulgados e defendidos por autoridade­s públicas como o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido).

As investigaç­ões mostraram que Stanley tentou contraband­ear cerca de 11kg de hidroxiclo­roquina de um fornecedor chinês. O medicament­o daria entrada nos EUA em barris de extrato de inhame.

 ??  ?? Médico vai a julgamento e se declara culpado
Médico vai a julgamento e se declara culpado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil