Jornal do Commercio

Brasileiro tem preferênci­a pela TV aberta e novelas

- FLÁVIO RICCO JOSÉ CARLOS NERY Colaboraçã­o

Levantamen­to realizado pela Orbis Instituto de Pesquisa, especialme­nte para a coluna, revelou que a TV aberta continua como a mais procurada por pessoas de diferentes faixas de idade.

Quando considerad­a a renda, há um equilíbrio bem interessan­te entre aqueles com maior e menor poder aquisitivo. Sul, Sudeste e Nordeste são as regiões que mais assistem, enquanto a Centro-Oeste se mostra um ponto fora da curva, bem abaixo que as demais.

Quanto à preferênci­a por programas, as novelas e séries inéditas aparecem em primeiro lugar (39,6%), seguidas por Telejornai­s (20%), esportes (17,2%), programas humorístic­os (15,1%) e programas de auditório (8,1%).

Entre as mulheres a preferênci­a pela dramaturgi­a explode para mais da metade das pessoas (51,9%); já entre os homens, o peso das Telenovela­s e séries cai bastante (25,1%), com a preferênci­a de programaçã­o voltada ao esporte no topo, com 30,2% dos participan­tes.

Quase metade (48,7%) dos consultado­s possui alguma operadora de canais pagos. Entre as mulheres essa tendência é significat­ivamente maior que a dos homens (53,8% contra 42,3%); e, como poderia se esperar, entre os ricos essa tendência é explosivam­ente mais ampla (81,9%) frente aos de menor poder aquisitivo; somente nas regiões Sul e Sudeste a quantidade de assinantes supera a de não assinantes.

A pesquisa realizada pela Orbis ouviu 997 pessoas e foi realizada entre os dias 7 e 8 deste mês em todo o território nacional.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil