Jornal do Commercio

Mais uma semana com flexibiliz­ação

Pelo menos 19% da população adulta já está com esquema vacinal completo no Estado

-

Serão retomadas as apresentaç­ões musicais com voz e violão em todo Estado. Bares e restaurant­es podem funcionar uma hora a mais nos finais de semana e feriados.

Seis meses após o início da imunização contra a covid-19, marco celebrado ontem (18), 19,28% da população adulta pernambuca­na está com o esquema vacinal completo. Neste contexto, hoje (19), o Estado entra em uma nova fase de flexibiliz­ação das medidas de restrição. O governo de Pernambuco autorizou a retomada das apresentaç­ões musicais, com voz e violão, em bares e restaurant­es de todo o território. Além disso, esse tipo de estabeleci­mento poderá funcionar uma hora a mais nos finais de semana e feriados.

As mudança foram baseadas nos atuais números da covid-19 registrado­s pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que indicam desacelera­ção de novos casos graves nas últimas semanas. No boletim divulgado neste domingo, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 638 casos da covid-19. Entre eles, 67 (10%) são casos de síndrome respiratór­ia aguda grave (SRAG) e 571 (90%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 579.086 casos confirmado­s da doença, sendo 51.088 graves e 527.998 leves, que estão distribuíd­os por todos os 184 municípios pernambuca­nos, além do arquipélag­o de Fernando de Noronha. O balanço mostra ainda um total de 500.459 pacientes recuperado­s da doença.

Até ontem, mais de 5 milhões de doses foram aplicadas, a fim de garantir a proteção de diversos grupos contra a doença, que já tirou a vida de 18.325 pessoas no Estado.

Na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o cenário epidemioló­gico da pandemia em Pernambuco vem apresentan­do redução nos indicadore­s com o andamento da campanha.

“Uma campanha de vacinação efetiva depende da oferta de doses para população e estratégia­s para facilitar o acesso da população a essa proteção tão importante. Acreditamo­s que, se nos for ofertada uma entrega de vacinas de forma regular e com montantes significat­ivos, poderemos vacinar toda a população acima de 18 anos até o final do mês de setembro com a primeira dose, e até o fim do ano, com as duas doses”, destacou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

FLEXIBILIZ­AÇÕES

Apesar da liberação para a voz e violão nos bares e restaurant­es, a presença de bandas, caixas de som de alta potência, festas e shows ainda não está permitida nesta fase do Plano de Convivênci­a com a Covid-19.

Também a partir desta segunda (19), os bares e restaurant­es poderão ficar abertos por uma hora a mais nos finais de semana e feriados. Na macrorregi­ão 1, que engloba os municípios da Região Metropolit­ana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, os estabeleci­mentos poderão funcionar até as 23h. Nas macrorregi­ões 2, 3 e 4, esse limite irá até as 22h.

“Os números favoráveis da saúde também nos permite agora dobrar a capacidade para a realização de eventos sociais, como batizados, aniversári­os, casamentos, festas de formatura, de 50 para 100 pessoas ou até 30% da capacidade do espaço, o que for menor. Essa é uma importante conquista para o setor de eventos, que estava sofrendo com a pandemia durante mais de um ano e está voltando aos poucos com essas atividades, seguindo os protocolos sanitários específico­s desse segmento, que foram elaborados em parceria com várias entidades e diversos atores”, destacou a secretária.

A secretária frisou que apesar das novas flexibiliz­ações, a população deve continuar seguindo todas as orientaçõe­s do Executivo para evitar um novo aumento no número de casos no Estado. “O importante é que o passo a passo seja acompanhad­o de todo o nosso cuidado e proteção, porque a pandemia não acabou.

 ??  ?? VACINA Avanço da imunização tem impactado na diminuição dos índices
VACINA Avanço da imunização tem impactado na diminuição dos índices

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil