Jornal do Commercio

Morre de covid no Recife filipino tripulante de navio

- CINTHYA LEITE cinthyalei­te@casasaudav­el.com.br

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) foi notificada, neste domingo (18), do faleciment­o de um tripulante do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre. O homem, de origem filipina, tinha 50 anos e estava internado em leito de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular do Recife desde o último dia 1º de julho.

Outros dois tripulante­s, de 25 e 48 anos, adoeceram pela covid-19 e estão estáveis em leito de enfermaria. Eles tiveram suas amostras biológicas analisadas por sequenciam­ento genético no Instituto Aggeu Magalhães e o resultado confirmou a presença da variante Delta, originária da Índia. A amostra do paciente que foi a óbito não apresentav­a as especifica­ções técnicas para o sequenciam­ento.

Representa­ntes da SES-PE, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da empresa responsáve­l pelo navio estão em tratativas para cremação segura do corpo do tripulante filipino.

A embarcação vinha da Europa com destino ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Contudo, devido à suspeita da covid-19, foi necessário atracar no Porto do Recife no último dia 30 de junho. A SES informa ainda que monitora todos os tripulante­s do navio. Entre as ações de monitorame­nto, está a testagem periódica para identifica­r se ainda há a presença do novo coronavíru­s entre os trabalhado­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil