Jornal do Commercio

Míssil gera tensão internacio­nal

- Da Redação, com agências A Casa Branca condenou o lançamento de míssil balístico

ACoreia do Norte testou com sucesso um “novo tipo” de míssil balístico lançado por submarino, reportou a imprensa estatal nesta quarta-feira (noite de terça, 19, no Brasil), em um momento em que o país vem aumentando sua busca por armas mais avançadas.

O míssil é dotado de “muitas tecnologia­s avançadas de controle e orientação”, segundo a agência oficial de notícias coreana KCNA, e foi lançado da mesma embarcação usada pelo país em seu primeiro teste com um míssil balístico estratégic­o mar-terra (SLBM) há cinco anos.

A agência não mencionou o governante Kim Jong Un, um sinal de que ele não estava presente no teste.

Imagens publicadas pelo jornal do regime, Rodong Sinmun, mostravam o míssil nas cores branca e preta emergindo da água com um submarino na superfície.

A capacidade para lançar um míssil a partir de um submarino levaria o arsenal de Pyongyang para um novo nível, permitindo aos norte-coreanos posicionar ogivas muito além da península coreana.

Contudo, o uso do mesmo submarino “8.24 Yongung”, que foi utilizado há cinco anos, indica que o país avançou pouco em suas capacidade­s de lançamento.

Segundo uma análise de 2018 da ONG Iniciativa de Ameaça Nuclear, a embarcação experiment­al “parece capaz de disparar apenas um míssil balístico” e deve emergir a cada determinad­o número de dias, limitando sua utilidade operaciona­l.

O Pentágono e especialis­tas afirmam que o último teste de míssil lançado de um submarino, em 2019, poderia ter sido disparado de uma plataforma submersa.

O teste de terça-feira, realizado nas imediações de Sinpo, sede de um grande estaleiro, foi feito no momento em que as duas Coreias embarcam em uma possível corrida armamentis­ta, enquanto o diálogo entre Washington e Pyongyang continua paralisado.

REAÇÃO

pela Coreia do Norte, ocorrido nesta terça-feira, segundo a Coreia do Sul. Em coletiva à imprensa, a porta-voz Jen Psaki afirmou que o disparo “é uma ameaça para região” e viola diversas diretrizes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).

Para a administra­ção americana, a notícia desta terça (19) demonstra a “necessidad­e de diplomacia e diálogo”, diz Psaki. A Casa Branca afirma estar em conversas com analistas e autoridade­s no Japão, seus parceiros na Ásia.

Além disso, o Conselho de Segurança da ONU terá uma reunião de emergência a portas fechadas na quarta-feira sobre a Coreia do Norte, que nesta quarta (20), informaram diplomatas à AFP. A sessão, que será realizada à tarde, foi solicitada por Reino Unido e Estados Unidos, acrescenta­ram as fontes.

Conselho de Segurança da ONU terá uma reunião de emergência nesta quarta-feira (20) sobre o ato da Coreia do Norte

 ?? ?? TESTE
Imagens oficiais do regime mostravam o míssil emergindo da água
TESTE Imagens oficiais do regime mostravam o míssil emergindo da água
 ?? ?? REAÇÃO
Casa Branca se posicionou sobre o teste: “É uma ameaça à região”
REAÇÃO Casa Branca se posicionou sobre o teste: “É uma ameaça à região”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil