Jornal do Commercio

Allan sugere que não se entrega

- Da Redação, com agências

Após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a prisão preventiva do blogueiro Allan dos Santos, o jornalista concedeu uma entrevista para a Jovem Pan na qual afirmou que ficou sabendo da decisão pela imprensa e que sente perseguido por, segundo ele, ter dito algo que não agradou ao magistrado. Allan dos Santos é suspeito de atuação em organizaçã­o criminosa, crimes contra a honra e incitação a crimes, preconceit­o e lavagem de dinheiro. Atualmente, ele está nos Estados unidos, e por essa razão Moraes requisitou também o bloqueio de contas e remessas de dinheiro para ele e cooperação jurídica para a sua extradição.

Durante a entrevista, o blogueiro afirma que, a princípio, não pretende se entregar às autoridade­s norte-americanas, e que seguirá “fazendo jornalismo, de modo muito tranquilo”. No boletim do Terça livre, porém, o blogueiro disse que se entregaria se o pedido de Moraes for acatado pela Interpol. À Jovem Pan ele contou, ainda, que não teve acesso à íntegra da decisão de Moraes e, por isso, não sabe sequer o que motivou a determinaç­ão da prisão.

“Vou ver com os meus advogados a decisão do Alexandre de Morais, pois parece que ela só saiu após as notícias, com o G1 agindo como assessoria de imprensa do ministro. Uma empresa privada servindo de assessoria de imprensa para um ministro da Suprema Corte. Eu quero ter as informaçõe­s oficiais. (...) O que eu pude observar, de acordo com o G1, é que a decisão foi essa: ‘ele falou algo que eu não gostei e eu quero prendê-lo’”, declarou Allan dos Santos.

Dos Santos explicou, ainda, que espera que a lei seja aplicada no seu caso e, ao ser questionad­o se pediria asilo nos Estados Unidos, se recusou a tornar públicos os passos que adotará no futuro. “Eu não quero que a minha vontade seja estabeleci­da dentro de uma República. Eu quero que a lei seja aplicada. Só isso”, cravou.

A Polícia Federal usou uma série de alegações para solicitar a prisão do bolsonaris­ta, inclusive o fato de que ele estaria em contato com pessoas responsáve­is por organizar a tentativa golpista de invasão ao Capitólio, o Congresso dos EUA, para tentar evitar a declaração de vitória do presidente Joe Biden sobre o seu antecessor, Donald Trump, durante as eleições do ano passado.

SILVEIRA

Ontem, o STF também formou maioria para negar habeas corpus da defesa do deputado Daniel Silveira, mantendo a prisão do bolsonaris­ta que é réu por divulgar um vídeo com apologia ao Ato Institucio­nal 5 (AI-5) e discurso de ódio contra integrante­s da Corte. O caso é discutido no Plenário virtual da corte. Até o momento, sete ministros acompanhar­am o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido, faltando apenas o voto do decano Gilmar Mendes para conclusão do julgamento.

 ?? ?? BLOGUEIRO Suspeito de vários crimes, Allan está morando nos EUA
BLOGUEIRO Suspeito de vários crimes, Allan está morando nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil