Jornal do Commercio

Quem foi Halyna Hutchins

- Agência Estado

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, que teve a vida interrompi­da pelo disparo acidental enquanto trabalhava no set do filme Rust, estava com 42 anos. Segundo seu site profission­al, ela nasceu na Ucrânia e cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico.

Antes de trabalhar no cinema, formação que conseguiu em Los Angeles (EUA), Halyna estudou jornalismo na Universida­de Nacional de Kiev, no seu país, e chegou a trabalhar como jornalista investigat­iva em produções documentai­s na Europa. Já na função de diretora de fotografia, Halyna Hutchins trabalhou em filmes como Archenemy (2020), com Joe Manganiell­o, Blindfire (2020) e The Mad Hatter (2021).

Após o acidente, ela foi transporta­da de helicópter­o ao Hospital da Universida­de de Novo México, onde foi declarada morta.

REPERCUSSíO

Shannon Lee, irmã do ator Brandon Lee, que também morreu acidentalm­ente no set do filme O

Corvo, comentou sobre o ocorrido no Twitter. “Nossos corações estão com a família de Halyna Hutchins e Joel Souza e todos os envolvidos no incidente Rust”, postou na conta oficial de Brandon Lee, referindo-se ainda ao diretor do filme, também atingido por um tiro, mas que sobreviveu. “Ninguém deveria ser morto por uma arma durante as filmagens”, acrescento­u ela.

“Recebemos a notícia devastador­a de que um de nossos membros, Halyna Hutchins, diretora de fotografia da produção Rust, morreu ferida no set”, relatou o IATSE Local 44, sindicato da indústria cinematogr­áfica, citado pela revista Variety. “Os detalhes não estão claros neste momento, mas estamos trabalhand­o para descobrir mais e apoiamos uma investigaç­ão completa deste trágico evento.”

Em Rust, Alec Baldwin interpreta Harland Rust, um fora da lei cujo neto é acusado de assassinat­o, e com quem ele foge quando é condenado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil