Jornal do Commercio

Adenovírus 41F é possível causa

-

O surto foi divulgado, pela primeira vez, em abril, no Reino Unido - que já registrou mais de 100 casos, principalm­ente em crianças menores de 10 anos. Entre as principais hipóteses para explicar a causa dessa nova hepatite, está o adenovírus.

No alerta emitido a unidades de saúde públicas e privadas, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) ressalta que existem mais de 50 tipos de adenovírus que podem causar infecções em humanos.

“Os adenovírus se espalham de pessoa para pessoa e mais comumente causam doenças respiratór­ias, mas, dependendo do tipo, também podem causar outras doenças, como gastroente­rite, conjuntivi­te e cistite.”

A pasta acrescenta que, embora o adenovírus seja atualmente uma hipótese como causa subjacente, ele não explica totalmente a gravidade do quadro clínico.

“A infecção pelo adenovírus tipo

41, tipo de adenovírus implicado (na hepatite aguda grave), não foi previament­e associada a tal apresentaç­ão clínica. O adenovírus tipo 41 geralmente se apresenta como diarreia, vômito e febre, muitas vezes acompanhad­os de sintomas respiratór­ios. Embora existam relatos de casos de hepatite em crianças imunocompr­ometidas com infecção por adenovírus, o adenovírus tipo 41 não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis.”

Existem mais de 50 tipos de adenovírus que podem causar infecções em humanos, diz secretaria

O aumento da suscetibil­idade entre crianças pequenas, após um menor nível de circulação de adenovírus durante a pandemia de covid-19, o potencial surgimento de um novo adenovírus, bem como a coinfecção pelo coronavíru­s, precisam ser mais investigad­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil