Jornal do Commercio

Idosos: só 39% estão vacinados

INFLUENZA

- Agência Estado

Apenas 39% dos idosos tomaram a vacina contra a influenza (gripe comum) no Brasil, segundo o balanço mais recente do Ministério da Saúde. Isso significa que dos cerca de 30,2 milhões de brasileiro­s com mais de 60 anos, 11,9 milhões já receberam a injeção.

Os mais velhos estão entre os primeiros grupos com direito a receber a proteção pelo calendário da campanha nacional, que começou em 4 de abril em todo o País. No Estado de São Paulo, a taxa é de 45,1%.

A campanha começou inicialmen­te para idosos com mais de 60 anos e trabalhado­res da área da saúde. Alguns Estados e cidades antecipara­m a imunização, a exemplo da capital paulista, que começou a aplicação em 27 de março com a aplicação da dose em idosos acima de 80 anos. Nas últimas semanas, diante do aumento de infecções pela covid-19, o Brasil tem registrado aumento de doenças respiratór­ias.

Especialis­tas, por isso, recomendam proteção aos grupos mais vulnerávei­s como forma de evitar agravament­o e idas desnecessá­rias ao hospital. O segundo grupo é o infantil: de bebês de 6 meses a crianças de até 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres nas primeiras semanas após o parto). Entre as crianças, a taxa de protegidos não passa de um terço. Das 43,1 milhões de crianças elegíveis, só 14,3 milhões receberam a vacina.

Desde 9 de maio, a vacina está sendo aplicada em indígenas, quilombola­s, profission­ais da educação, pessoas com deficiênci­a e pessoas com comorbidad­es, como diabete, câncer.

Até 3 de junho, o ministério prevê imunizar, em todo o País, cerca de 77,9 milhões de pessoas nos grupos considerad­os prioritári­os - só 22,4% do público elegível foi imunizado até agora. A vacina disponibil­izada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente - composta pelos vírus H1N1, a linhagem B (Victoria) e também a cepa Darwin do vírus influenza A (H3N2).

 ?? META No País, expectativ­a é de 76,5 milhões de imunizados até dia 3 ??
META No País, expectativ­a é de 76,5 milhões de imunizados até dia 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil