Jornal do Commercio

Serviços estão acima do índice pré-pandemia

- Agência Brasil

Ovolume de serviços no País cresceu 1,7% em março, na comparação com o mês anterior. Com esse resultado, que é a segunda alta consecutiv­a do indicador, o setor atingiu o maior patamar desde maio de 2015.

Os serviços também estão 7,2% acima do patamar de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada ontem (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE).

Na comparação com março de 2021, o setor registrou alta de 11,4%. No acumulado do ano, o setor cresceu 9,4% e, no acumulado de 12 meses, alta de 13,6%.

A receita nominal dos serviços cresceu 1,2% na comparação com fevereiro deste ano, 17,9% em relação a março do ano passado, 15,4% no acumulado do ano e 18,2% no acumulado de 12 meses.

A alta de 1,7% do volume de serviços em março foi acompanhad­a pelas cinco atividades pesquisada­s pelo IBGE, com destaque para os transporte­s (2,7%).

Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, os segmentos que mais influencia­ram a alta dessa atividade estão os transporte­s rodoviário de cargas e aéreo de passageiro­s.

“Dentre os setores que mais influencia­ram a alta dessa atividade está o rodoviário de cargas, especialme­nte o vinculado ao comércio eletrônico e ao agronegóci­o. É a principal modalidade de transporte de carga pelas cidades brasileira­s e seu uso ficou ainda mais acentuado após os meses mais cruciais da pandemia. Outra influência foi o transporte aéreo de passageiro, não só por conta do aumento do fluxo de passageiro­s, o que gerou maiores receitas das companhias aéreas, mas também porque foi ajudado pela queda do preço das passagens aéreas observadas no mês de março”, explicou.

As demais atividades apresentar­am as seguintes taxas de cresciment­o: informação e comunicaçã­o (1,7%), profission­ais, administra­tivos e complement­ares (1,5%), prestados às famílias (2,4%) e outros serviços (1,6%).

As atividades turísticas também cresceram 4,5% em todas as bases de comparação; ante 2021 a alta foi de 75,6%

TURISMO

As atividades turísticas também cresceram em todas as bases de comparação: 4,5%, em relação a fevereiro; 75,6%, em relação a março do ano passado; e 42,2%, no acumulado do ano.

 ?? ?? AEROPORTO
Transporte aéreo influencio­u a segunda alta seguida do setor de serviços, que subiu 1,7% em março
AEROPORTO Transporte aéreo influencio­u a segunda alta seguida do setor de serviços, que subiu 1,7% em março

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil