Jornal do Commercio

Frente Popular deve confirmar Teresa

- FILIPE FARIAS editores@jc.com.br

Onome da deputada estadual Teresa Leitão (PT) está muito próximo de ser anunciado oficialmen­te como candidata ao Senado pela Frente Popular. Em entrevista exclusiva à reportagem do JC, a deputada petista confirmou que os partidos chegaram ao consenso em torno de sua candidatur­a, mas que a homologaçã­o só deve acontecer amanhã, no XVI Encontro Estadual do PT, que acontece no Recife Praia Hotel, no Pina, às 15h30.

“Tem novidade sim. O PT fez um debate muito amplo, um debate muito estratégic­o que envolveu a direção estadual, envolveu o senador Humberto Costa, envolveu toda a nossa bancada, envolveu a direção nacional, envolveu o presidente Lula... Em torno de a gente reivindica­r à Frente Popular a vaga no Senado. Houve um momento de muita negociação e essa vaga foi aceita pelo PSB, pelo governador Paulo Câmara, pelo pré-candidato da Frente Popular Danilo Cabral, e por outros partidos da Frente que já se manifestar­am favoráveis (a sua candidatur­a ao Senado)”, disse Teresa Leitão, que compareceu, ontem, ao santuário de Nossa Senhora de Fátima para acompanhar a missa solene.

Ainda de acordo com a deputada estadual, além da homologaçã­o do seu nome para concorrer ao Senado, o encontro do partido vai marcar também o apoio à candidatur­a de Danilo

Cabral ao governo de Pernambuco. “Nós vamos, no domingo (15), concluir todo processo interno do PT no encontro de tática eleitoral. Esse encontro vai homologar o meu nome para o Senado e o apoio ao nome de Danilo Cabral para o governo. E, a partir daí, é o processo de complement­ação da chapa com a escolha do vice para fazermos o anúncio e irmos em frente”, concluiu Teresa Leitão.

ACEITA

A reportagem do JC apurou com pessoas ligadas ao PSB que, internamen­te, a aliança com o PT foi firmada e que a

Frente Popular aceitou a indicação de Teresa Leitão para concorrer ao Senado. A expectativ­a é que o governador Paulo Câmara e o pré-candidato ao governo Danilo Cabral compareçam ao XVI Encontro Estadual do PT, no domingo, para oficializa­r o nome de Teresa.

Mais cedo, Teresa Leitão discursou em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ao lado da petista estavam o governador Paulo Câmara (PSB) e Danilo Cabral (PSB), pré-candidato ao Governo de Pernambuco e cabeça de chapa do grupo.

O evento fortaleceu a expectativ­a da chancela, pelo PSB, e consequent­emente pela Frente Popular, da pré-candidatur­a de Teresa Leitão.

No evento, Teresa Leitão criticou a gestão de Jair Bolsonaro (PL) pela atuação durante a pandemia de covid-19. “Poderíamos ter um resultado melhor se os governador­es e prefeitos tivessem apoio do Governo Federal”, reclamou a pré-candidata.

DANILO

Já Danilo Cabral defendeu que as mudanças iniciadas por Eduardo Campos no Estado sejam aprofundad­as. “Se a gente conquistou sonhos, novos sonhos precisam ser conquistad­os”, destacou o pré-candidato, que passou pelos municípios de Buenos Aires e Aliança.

Sabendo que o atual governo tem sido alvo frequente de ataques de membros da oposição, Danilo afirmou que é graças ao grupo que está no poder, liderado por Paulo Câmara, que Pernambuco alcançou bons resultados em diversas áreas nos últimos anos, como na educação.

“É em nome disso que a gente está aqui, para avançar ainda mais, porque Pernambuco não pode parar. Pernambuco precisa perseverar no caminho das mudanças, da transforma­ção na vida das pessoas. A gente vê Pernambuco avançar, Pernambuco está de pé! Pés fincados no chão, mas olhando para frente; para construir mais cidadania na vida das pessoas”, observou o socialista.

 ?? ?? FÉ
Teresa Leitão compareceu à missa de Nossa Senhora de Fátima
FÉ Teresa Leitão compareceu à missa de Nossa Senhora de Fátima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil