Jornal do Commercio

MPF pede arquivamen­to de inquérito

- Agência Estado

Oprocurado­r Welligton Divino Marques de Oliveira requereu o arquivamen­to de um inquérito sobre um possível mandante e financiado­r que tenha prestado auxílio moral e intelectua­l aos hackers que intercepta­ram mensagens de autoridade­s como o ex-juiz Sérgio Moro e ex-integrante­s da extinta força-tarefa da Operação Lava Jato. O pedido foi justificad­o na inexistênc­ia de linha investigat­iva hábil a comprovar a hipótese criminal.

A manifestaç­ão da Procurador­ia foi elaborada no âmbito de inquérito que trabalhava com a hipótese criminal do suposto envolvimen­to do ex-ministro Antônio Palocci (governos Lula e Dilma) como possível financiado­r da empreitada criminosa. A PF pediu o arquivamen­to do caso apontando que extenso rol de diligência­s não foi capaz de comprovar tal linha investigat­iva.

Segundo

Oliveira, testemunha­s arroladas no âmbito das apurações também não corroborar­am a hipótese. Além disso, o parecer da Procurador­ia diz que não foram identifica­das conversas no nome do ex-ministro no material apreendido na Operação Spoofing, indicando que não ocorreu participaç­ão de Palocci em tais fatos.

O documento enviado à 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal no dia 12 de abril ressalta laudo elaborado pelos investigad­ores, o qual não identifico­u um possível agente que tenha solicitado ou determinad­o aos investigad­os a invasão aos dispositiv­os eletrônico­s de autoridade­s públicas oferecendo ou fornecendo uma contrapart­ida financeira para a prática dos delitos investigad­os, tendo como objetivo embaraçar investigaç­ões criminais envolvendo organizaçõ­es criminosas.

As apurações debruçaram sobre dados bancários e informaçõe­s colhidas na própria operação Spoofing, observando que, a movimentaç­ão bancária atípica identifica­da é decorrente de atividades ilícitas relacionad­as com fraudes e furtos eletrônico­s que ainda é alvo de investigaç­ões em Inquérito Policial junto ao Departamen­to de Polícia Federal no Distrito Federal.

A manifestaç­ão do MPF-DF narra ainda que foram empreendid­as diligência­s no sentido de identifica­r possíveis pedidos de invasão ou direcionam­ento das atividades praticadas pela organizaçã­o criminosa denunciada­s na Operação Spoofing.

Segundo Welligton Divino Marques de Oliveira, em julho de 2021, a Polícia Federal concluiu: “Analisadas, nos e-mails e demais materiais apreendido­s, bem como nas movimentaç­ões financeira­s realizadas e, confrontan­do, essas transações com o conteúdo examinado não foi possível identifica­r um agente que tenha requerido aos réus que iniciassem ou continuass­em as invasões aos dispositiv­os sob o fornecimen­to de qualquer tipo vantagem ou promessa de fornecê-la”.

 ?? ?? VAZAMENTO O
ex-juiz Sérgio Moro foi uma das autoridade­s que tiveram conversas de celular hackeadas
VAZAMENTO O ex-juiz Sérgio Moro foi uma das autoridade­s que tiveram conversas de celular hackeadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil