Jornal do Commercio

A falta do bom dia do decano

-

continua sendo uma referência saudável para encarar a vida. Ponto de vista e Ação.

O leitor pode estar perguntand­o a razão para o articulist­a tratar de física mecânica agora? Afinal hoje é sábado, dia de praia, água de coco e descanso.

Mecânica é um ramo da física que estuda o comportame­nto dos sistemas (os equilíbrio­s e os movimentos dos corpos) quando submetidos à ação de uma ou mais forças.

Equilíbrio, eis o estado de movimento e força que se deseja neste momento da vida nacional. Entretanto, há agentes de poderes que se digladiam, semana sim, outra também, desordenan­do o ambiente.

Dos assuntos prediletos, o sistema eleitoral e suas ferramenta­s que vêm gerando farpas verbais entre autoridade­s, transmitid­as à miúde em cadeia nacional, e mantendo no octógono da opinião pública o tema sob holofote.

Parece

tratar-se

de

uma batalha, na qual a suprema vitória será revelada pela completa destruição do inimigo. “Guerrear e conquistar, em qualquer batalha, não é o que há de melhor, mas sim quebrar sem luta a resistênci­a do inimigo” (Sun Tzu).

Por anos exerci funções que demandavam decidir sobre os processos comunicaci­onais em tempos de crise.

Como primeira lição ficou a certeza de que uma crise de imagem se retroalime­nta com declaraçõe­s impensadas e se extingue pelo silêncio da instituiçã­o afetada, quando há argumentos sustentáve­is e clareza na comunicaçã­o.

Um gerente de crise habilidoso sabe tirar da primeira página a empresa e o assunto. A sociedade está cansada, ansiosa e até amedrontad­a. É hora de lembrar-se do mestre Schumann.

Paz e bem!

 Otávio Santana do Rêgo Barros, general de Divisão da Reserva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil