Jornal do Commercio

Suspeita de hepatite é descartada

-

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, ontem, que descartou, junto ao Ministério da Saúde (MS), um dos casos suspeitos de hepatite aguda grave de origem desconheci­da notificado em Pernambuco.

Trata-se da segunda ocorrência registrada no Estado, um adolescent­e do sexo masculino, de 14 anos, residente no município de Salgueiro, no Sertão do Estado, que estava internado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), na capital pernambuca­na, e foi transferid­o para o Hospital Universitá­rio Oswaldo Cruz (Huoc), também no Recife, no último dia 10.

Segundo o órgão, os exames do paciente, que segue internado, deram positivo para chicungunh­a, descartand­o, assim, a ocorrência como um caso provável para a hepatite desconheci­da.

Com esta atualizaçã­o, Pernambuco passa a contar com dois casos suspeitos para a doença. São eles: a criança de 1 ano de idade do sexo masculino que foi acompanhad­a no Hospital Mestre Vitalino (HMV) e já recebeu alta hospitalar; e uma criança do sexo feminino, de 3 anos de idade, residente do município de Glória do Goitá, admitida no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. A menina segue internada em enfermaria do serviço, recebendo a assistênci­a para o quadro e realizando os exames complement­ares necessário­s.

As investigaç­ões dos dois casos continuam em andamento, com a realização de exames complement­ares para análise laboratori­al das hepatites virais, agentes possivelme­nte relacionad­os a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como as investigaç­ões epidemioló­gicas realizadas junto aos municípios de residência dos pacientes.

ESTRATÉGIA­S

Em paralelo, a Secretaria Estadual de Saúde segue em contato com toda a rede de saúde e especialis­tas na área para monitorame­nto das ocorrência­s. Na última semana, a pasta se reuniu com representa­ntes da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) para discussão dos casos e definição de fluxos assistenci­ais e de vigilância.

O Centro de Informaçõe­s Estratégic­as de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-pe) também já emitiu nota de alerta orientando os serviços para que, na observação de casos suspeitos e que atendam às definições, realizem a notificaçã­o de imediato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil