Jornal do Commercio

Bivar segue com fé nele como a 3ª via

- CÁSSIO OLIVEIRA coliveira@jc.com.br

Odeputado federal Luciano Bivar disse em entrevista à Rádio Jornal, nesta segunda-feira (16), que o seu partido, o União Brasil (UB), abandonou o grupo de que tenta formar uma “terceira via”, segundo ele, por não levar a lugar nenhum.

O bloco político busca viabilidad­e para tentar derrotar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que, de acordo com as pesquisas recentes, lideram a corrida pela Presidênci­a da República.

Com a saída do União Brasil de Bivar, restaram à senadora Simone Tebet (MDB-MS) e ao ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que disputam a cabeça da chapa. “Saímos até tarde. O MDB não tinha nenhuma condição de nesse momento definir quem é seu candidato. No PSDB, você vê a carta do Doria nos jornais, está implodido. Então, daqueles partidos não iria sair nenhum candidato, entendemos que ficaríamos atrelados a partidos divididos e não poderíamos estar dando esteira a algo que não chega a lugar nenhum”, disse Bivar, que é presidente do União Brasil.

DIVISÃO

O deputado federal alegou, ainda, que o União Brasil era o único partido no grupo que não estava dividido. “Esse sentimento fez o partido sair das conversas. Era o único com unidade da bancada e da Executiva. Não foi intenção nossa implodir (o grupo), queríamos sim que tivesse força, mas não podemos ficar só na retórica. O momento é crucial. Andamos sozinhos, pois temos luz própria e não temos que ficar ancorados a uma bola de ferro que não leva a lugar nenhum”, comentou.

Na visão de Luciano Bivar, o União Brasil tem recursos e tempo de televisão suficiente­s para lançar uma candidatur­a independen­te. Após o desembarqu­e do grupo, o partido lançou o próprio Bivar como pré-candidato a presidente da República.

Bivar acredita que é possível para o partido vencer o presidente Bolsonaro e Lula

ADVERSÁRIO­S

Mesmo atrás nas pesquisas, Bivar aposta num cresciment­o com a chegada da campanha. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a realização de comícios, distribuiç­ão de material gráfico, caminhadas ou propaganda­s na internet passa a ser permitida a partir do dia 16 de agosto. Porém os postulante­s já estão nas ruas em atos de pré-campanha.

“Nas pesquisas espontânea­s, Lula aparece com 22% e Bolsonaro com 20%. Isso é recorrente. Quando você estimula, é natural o cresciment­o nesse percentual, pois um está todo dia na TV, está no poder e o outro esteve no poder por dois mandatos. Mas, se cada um tiver 25%, há um universo de 50% de indecisos. Se um candidato tiver 26%, vai ao segundo turno e pode vencer,” calculou

Ele defendeu que é necessário ver o conteúdo, as propostas dos pré-candidatos, antes da tomada de decisão. “Me recuso a aceitar o quadro aí posto, o União Brasil, com o tamanho que tem, não pode ficar indiferent­e desse, é covardia em relação ao povo brasileiro. Vamos ter alternativ­a”.

 ?? ?? PLANOS
Luciano Bivar é pré-candidato à Presidênci­a da República. O deputado já disputou o cargo antes
PLANOS Luciano Bivar é pré-candidato à Presidênci­a da República. O deputado já disputou o cargo antes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil