Jornal do Commercio

Mestre Ambrósio retorna para turnê de 30 anos

Banda pernambuca­na anunciou sete shows

- EMANNUEL BENTO ebnascimen­to@jc.com.br

Ogrupo pernambuca­no Mestre Ambrósio, um dos expoentes do manguebeat na década de 1990, irá voltar aos palcos para celebrar 30 anos de carreira. A banda não se reunia há 18 anos e passou a atiçar a curiosidad­e dos fãs com diversas publicaçõe­s no Instagram nos últimos dias.

Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), Helder Vasconcelo­s (fole de 8 baixos, percussão e coro), Cassiano (vocal e percussão) Mazinho Lima (baixo e coro) e Mauricio Bade (percussão e coro) se reúnem para uma turnê que, até o momento, conta com sete datas pelo Brasil.

Nos shows, Mestre Ambrósio revisitará o repertório dos três álbuns da carreira: o homônimo

Mestre Ambrósio, Fuá na Casa de Cabral e Terceiro Samba.

A estreia da agenda está marcada para os dias 4, 5 e 6 de novembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Os ingressos começam a ser vendidos no dia 25 de outubro pelo site do Sesc SP e nas unidades Sesc do Estado de São Paulo — os valores variam entre R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).

Já nos dias 16, 17 e 18 de novembro, a banda se apresentar­á nas unidades do Sesc Jundiaí, Sorocaba e Itaquera, respectiva­mente.

O regresso à cidade natal ocorrerá somente em 7 de janeiro de 2023, quando a banda fará show no Clube Português do Recife. As informaçõe­s sobre os ingressos para o show na capital pernambuca­na ainda não foram divulgadas.

“Estamos com muita vontade de voltar ao Nordeste, porque, mais do que nunca, a mensagem da banda fala de um Nordeste e de um País importante­s e necessário­s agora. A gente quer voltar para a nossa terra”, diz Siba.

“A gente faz esses shows para lembrar que o Brasil tem necessaria­mente que se assumir enquanto diverso, valorizar a sua herança indígena e africana, a cultura popular. Mestre Ambrósio nada mais é do que uma parte disso e, por isso, cabe no presente também”, completa

“Ao nos reunirmos, ativamos muito rapidament­e nossa memória musical e corporal e a expectativ­a agora é de um encontro com o público com muito carinho e respeito”, diz o percussion­ista Helder Vasconcelo­s.

“Pela repercussã­o no perfil do Mestre Ambrósio nas redes sociais, também já vimos que se formou uma grande rede de afeto dos fãs, e é aí que mora a magia”.

TRAJETÓRIA

Formada em 1992, Mestre Ambrósio conquistou a música brasileira com um repertório que valorizou a cultura popular — principal marca do manguebeat, que também completou 30 anos em 2022.

O nome da banda, aliás, faz referência ao personagem do folguedo Cavalo Marinho, da região da Zona da Mata Norte pernambuca­na.

O grupo fez turnês pela Europa, em países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda, Estados Unidos e pelo Japão, entre os anos 1990 e o início dos anos 2000. Após o encerramen­to das atividades, seus membros seguiram em projetos solos.

“A gente faz esses shows para lembrar que o Brasil tem que se assumir enquanto diverso, valorizar a sua herança indígena e africana, a cultura popular”

 ?? ?? MÚSICA Mestre Ambrósio foi formada em 1992 com repertório que valoriza a cultura popular; seu nome, aliás, vem do Cavalo Marinho
MÚSICA Mestre Ambrósio foi formada em 1992 com repertório que valoriza a cultura popular; seu nome, aliás, vem do Cavalo Marinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil