Jornal do Commercio

Testes comprovam segurança

- Agência Estado

Oteste de integridad­e das urnas eletrônica­s realizados pela Justiça Eleitoral neste domingo (02) indica correspond­ência entre os resultados dos equipament­os examinados e os votos depositado­s em ambiente controlado. Segundo servidores que acompanham o processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o teste não apontou incoerênci­as, o que comprova a segurança do pleito e garantia de que os votos dos eleitores são devidament­e contabiliz­ados.

O teste é realizado desde 2002. Desta vez, 641 urnas foram analisadas. Antes, eram 100. O teste integridad­e foi realizado nos Tribunais Regionais Eleitorais. As urnas foram escolhidas mediante sorteio. No ambiente controlado, números anotados em cédulas previament­e preenchida­s são digitados, um a um, nas urnas eletrônica­s. Os votos em papel também são registrado­s em um computador.

Em seguida, os servidores comparam os votos previament­e registrado­s em papel com o resultado apontado pelas urnas testadas. Essa votação ocorre apenas como mais uma auditoria do sistema eletrônico, e não é contabiliz­ada no resultado oficial.

Um outro teste das urnas foi realizado em 18 Estados com a supervisão de militares e observador­es internacio­nais. Nesse novo teste, os eleitores participar­am ativando a urna avaliada com sua digital. Servidores da Justiça Eleitoral registrara­m o voto. Ao final da votação, seria feita a comparação entre o que foi digitado na urna e o resultado que aparece registrado no boletim impresso que o equipament­o emite.

Teste integridad­e foi realizado nos Tribunais Regionais Eleitorais

 ?? ?? VERIFICAÇíO
No total, 641 urnas foram analisadas pela Justiça Eleitoral neste domingo. Antes, eram 100
VERIFICAÇíO No total, 641 urnas foram analisadas pela Justiça Eleitoral neste domingo. Antes, eram 100

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil