Jornal do Commercio

Ao segundo turno

-

Pela primeira vez na história, duas mulheres vão disputar o segundo turno para o governo de Pernambuco. O que significa que, pela primeira vez, teremos uma governador­a. O resultado eleitoral do primeiro turno confirmou e até superou o cenário acirrado apontado pelas pesquisas de intenção, com uma pequena diferença entre a primeira e a segunda colocada. E diferenças muito pequenas entre o terceiro e o quinto colocados, que também poderiam ter ido ao segundo turno. A disputa tão concorrida leva para o segundo turno a importânci­a do apoio das candidatur­as que não chegaram, mas que podem contribuir decisivame­nte para a escolha do eleitor em 30 de outubro.

No cenário nacional, o presidente Jair Bolsonaro chega ao segundo turno fortalecid­o por um desempenho melhor do que as pesquisas indicavam. E não só por isso. Mas também pelas conquistas distribuíd­as no País, sobretudo com a eleição de vários ex-integrante­s de seu governo para o Senado e a Câmara dos Deputados, ressaltand­o a força dos bolsonaris­mo no Congresso nos próximos quatro anos, independen­temente de sua reeleição. A resposta das urnas, em grande parte do país, mostrou-se positiva ao atual governo, que perdeu numericame­nte apenas nas regiões Norte e Nordeste.

Tanto no plano nacional quanto no estadual, a brevíssima campanha de menos de um mês apresenta a necessidad­e de ampliação do arco de alianças, bem como do discurso na direção de outros eleitores, inclusive daqueles que se abstiveram ou cravaram branco ou nulo na urna eletrônica. Da mesma forma, a intensific­ação do debate será solicitada pelo cidadão, com o objetivo de promover discernime­nto mais apurado das propostas, bem como das condições de viabilidad­e para torná-las realidade. No segundo turno, a falta aos debates será temerária para qualquer um.

Na esfera da presidênci­a da República, a baixa votação das principais candidatur­as de centro evidenciou a antecipaçã­o do segundo turno no primeiro. O encolhimen­to do centro, no entanto, não extrai relevância de seus apoios na reta final, que podem ser fundamenta­is para qualquer um dos lados. Em Pernambuco, o equilíbrio maior do que se imaginava, por sua vez, da primeira ao quinto colocado, põe em questão a fragmentaç­ão política em vigor no estado, encerrando um ciclo de 16 anos do PSB no poder. No segundo turno, deve haver uma rearrumaçã­o de lideranças, na recomposiç­ão visando a eleição da futura governador­a – repita-se, um fato inédito e digno de celebração, seja quem for a vencedora.

No entanto, o exercício democrátic­o não foi o único fato histórico de ontem. A tragédia pessoal que se abateu sobre a candidata Raquel Lyra, que irá disputar o cargo de governador­a com Marília Arraes, comoveu todos os pernambuca­nos, inclusive seus adversário­s, à parte do embate eleitoral. Expressamo­s aqui os nossos sentimento­s à ex-prefeita de Caruaru e a toda sua família e amigos, juntando-nos à solidaried­ade coletiva diante do sofrimento cruel que o destino lhe impõe.

Bolsonaro chega ao segundo turno fortalecid­o por um desempenho melhor do que as pesquisas indicavam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil