Jornal do Commercio

Viva a democracia; viva o Brasil!

- FERNANDO J. E CLÁUDIO CORREIA RIBEIRO LINS ALEXANDRE

Após a escolha dos milhões de eleitores, nas eleições mais caras e polarizada­s que já se viu, os eleitos têm agora o grande desafio de pacificar o país, sendo eles os ocupantes dos poderes executivo e legislativ­o.

A cada ciclo eleitoral, é impossível não trazer à memória as lutas dos muitos que já pelejaram ou pelejam pelo restabelec­imento e consolidaç­ão da democracia em nosso país. Sendo chegado o momento, como sociedade organizada, de passar a página e renovar as esperanças nas novas representa­ções.

A OAB, atenta aos seus objetivos institucio­nais e inspirada nos exemplos de suas grandes referência­s da advocacia, haverá de exercer seu papel, independen­te do vencedor, propondo e discutindo os valores republican­os da ética, probidade, transparên­cia, respeito à Constituiç­ão e às leis, em especial às que garantem nosso Estado Democrátic­o de Direito.

O voto é a possibilid­ade de todo cidadão participar de forma ativa do processo democrátic­o, mas não pode ser um ato que se encerra em si próprio, mas como o ponto de partida de um processo que necessita ser contínuo. Pesquisas recentes mostram que a maioria da população brasileira sequer se lembra dos candidatos proporcion­ais em quem votou nas eleições passadas. Bem como é baixo o conhecimen­to sobre o papel de um deputado estadual, deputado federal ou senador.

Essa maior participaç­ão cidadã precisa ser cultivada como ferramenta essencial para o desenvolvi­mento da nossa democracia. Se nos compararmo­s com outros países, temos um ambiente democrátic­o ainda jovem, que ainda não fechou todas as feridas do período de exceção e que, em alguns momentos, se vê ameaçada por ideais autoritári­os. Em uma sociedade em que a população percebe a importânci­a dos valores democrátic­os e o papel que cada um possui na defesa desses valores, a ameaça às instituiçõ­es é menor, geralmente rechaçada de forma natural.

Fortalecer a cidadania é papel de todos! Vai muito além ao que os governos podem - e devem fazer. Diz respeito a todos e deve ser incentivad­a e praticada por toda a sociedade. Pensando nisso, a OAB-PE faz sua parte, participan­do dos pleitos eleitorais como um observador ativo e atento. Desde o início das eleições, temos atuado para tentar apresentar à população as ideais dos candidatos ao Governo do Estado, através da ação Observatór­io das Eleições 2022. Nossa instituiçã­o abriu as portas para realizar plantão no dia das eleições, a fim de garantir a prerrogati­va de todos os profission­ais que tomaram parte do processo eleitoral.

No dia a dia da nossa gestão, além dos programas que realizamos em prol da classe da advocacia, temos a preocupaçã­o permanente de fiscalizar a atuação das administra­ções públicas e dos mandatos parlamenta­res, bem como de realizar parcerias com essas instituiçõ­es, a fim de fomentar um ambiente cada vez mais democrátic­o em nossa sociedade.

Fortalecer a cidadania é papel de todos! Vai muito além ao que os governos podem - e devem fazer.

 Fernando J. Ribeiro Lins, advogado presidente da OAB Pernambuco e Cláudio Alexandre Correia, coordenado­r do Observatór­io das Eleições da OABPE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil