Jornal do Commercio

Veja os deputados federais de Pernambuco que assumem os cargos a partir de 1º de fevereiro de 2023

Do total de vagas disponívei­s, 13 foram conquistad­as por políticos que vão renovar seus mandatos e 12 seguiram para novatos na Câmara dos Deputados

- Renata Monteiro

Os 25 deputados federais eleitos por Pernambuco em 2022 tomam posse no próximo dia 1º, para um mandato que seguirá até o início de 2027. No pleito do ano passado, mais da metade das cadeiras reservadas para o Estado na Câmara Federal foi conquistad­a por nomes que já possuem história no Legislativ­o, apontando para uma renovação tímida na composição da bancada.

Do total de vagas disponívei­s, 13 foram conquistad­as por políticos que vão renovar seus mandatos e 12 seguiram para novatos no Congresso Nacional. Outras caracterís­ticas que chamaram atenção na votação foram a expressiva eleição de evangélico­s e a ascensão de alguns representa­ntes de tradiciona­is famílias pernambuca­nas.

O candidato mais votado do Estado foi o deputado federal André Ferreira (PL), preferido de 273.265 eleitores. Ferreira é irmão de Anderson Ferreira (PL), ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes que ficou em terceiro lugar na disputa pelo Governo de Pernambuco. Em segundo lugar ficou a deputada estadual Clarissa Tércio (PP), é investigad­a por supostamen­te ter incentivad­o a ação de radicais contra as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Ela recebeu 240.509 votos.

Completand­o o top 3 da bancada de Pernambuco, está Pedro Campos (PSB), filho do ex-governador Eduardo Campos e irmão do prefeito do Recife, João Campos (PSB). O socialista conquistou 172.518 votos.

Além de André, Clarisa e Pedro, outros sobrenomes tradiciona­is do Estado se destacaram entre a lista de deputados federais eleitos no ano passado, como Fernando Filho (União Brasil) - filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) -, Lula e Eduardo Da Fonte (PP) - filho e pai -, e Maria Arraes (SD) - irmã de Marília Arraes (SD) -, por exemplo.

O PSB foi o partido que elegeu mais deputados federais em Pernambuco: 5. Depois dele vêm o PP e o PL, com 4 parlamenta­res cada. Em seguida surgem o União Brasil, com 3 deputados, o Republican­os, com 2, e o Avante, a Rede, o PT, o PV, o Solidaried­ade, o MDB e o PCDOB com 1 parlamenta­r cada.

Uma outra caracterís­tica relevante do último pleito foi a saída da Câmara de nomes tradiciona­is, como Raul Henry (MDB), Wolney

Queiroz (PDT), Daniel Coelho (Cidadania) e Tadeu Alencar (PSB). Alguns deles, como Daniel e Tadeu, ocupam atualmente cargos no governo estadual ou federal.

Confira, abaixo, a lista completa dos parlamenta­res que vão tomar posse e sua ocupação anterior:

PSB

Pedro Campos - Servidor público estadual

Eriberto Medeiros - Deputado estadual

Lucas Ramos - Deputado estadual

Guilherme Uchoa Junior Deputado estadual

Felipecarr­eras-deputado federal

PP

Clarissa Tercio - Deputada estadual

Eduardo da Fonte - Deputado federal

Fernando Monteiro Deputado federal

Lula da Fonte - Estudante

PL

André Ferreira - Deputado federal

Pastor Eurico - Deputado federal

Coronel Meira - Empresário

Fernando Rodolfo Deputado federal

UNIÃO BRASIL

Fernando Filho - Deputado federal

Mendonça Filho - Administra­dor

Luciano Bivar - Deputado federal

REPUBLICAN­OS

Silvio Costa Filho - Deputado federal

Augusto Coutinho - Deputado federal

AVANTE

Waldemar Oliveira Advogado

REDE

Túlio Gadêlha - Deputado federal

PT

Carlos Veras - Deputado federal

PV

Clodoaldom­agalhães-deputado estadual

SOLIDARIED­ADE

Maria Arraes - Advogada

MDB

Izaarruda-fisioterap­euta e Terapeuta Ocupaciona­l

PCDOB

Renildo Calheiros - Deputado federal

 ?? Cleia Viana/câmara dos Deputados ?? O PSB
foi o partido que elegeu mais deputados federais em Pernambuco: 5. Depois dele vêm o PP e o PL, com 4 parlamenta­res cada
Cleia Viana/câmara dos Deputados O PSB foi o partido que elegeu mais deputados federais em Pernambuco: 5. Depois dele vêm o PP e o PL, com 4 parlamenta­res cada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil