Jornal do Commercio

Lira diz que reforma tributária é prioritári­a e será votada em até três meses

Declaração foi dada durante entrevista do presidente da Câmara à Globonews

- Estadão Conteúdo

Opresident­e da Câmara e candidato à reeleição, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (31) que a intenção do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), revelada em conversa entre os dois, é “revisitar” a reforma tributária em até três meses. A declaração foi dada em entrevista à Globonews

“Nas conversas que tivemos, a intenção do ministro da Economia é para a gente, em um mês, dois, dois meses e meio, revisitar esses assuntos, discutir os temas, aproximar os novos parlamenta­res do assunto, revisitar municípios e Estados da administra­ção pública e empresário­s para que tenhamos, com base consolidad­a de apoio, essa votação em dois meses e meio, três [meses]”, disse.

Lira citou a PEC 45, que tramita na Câmara, de autoria do atual secretário extraordin­ário de Reforma Tributária, Bernard Appy. O texto substitui cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um imposto sobre bens e serviços e um imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas.

NOVO ARCABOUÇO FISCAL

Lira também disse que, apesar de o novo arcabouço fiscal ser um projeto de Lei Complement­ar, o texto só irá ao plenário da Casa quando tiver votos suficiente­s para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituiç­ão (PEC).

“O texto tem que ser amadurecid­o à uma quantidade de votos relativame­nte igual a um quórum constituci­onal. Ou seja, tem que vir um texto médio, tem que vir um texto que dê respaldo à responsabi­lidade fiscal, que dê limite para gastos no Brasil, mas que permita ao mesmo tempo o avanço de programas sociais. Não é incompatív­el”, afirmou. Para aprovar uma PEC na Câmara são necessário­s, pelo menos, 308 votos. Já para aprovar um PL, bastam, no mínimo, 257 votos.

A PEC da Transição, aprovada no final do ano passado, determinou que o projeto deumnovoar­cabouçofis­cal, quevaisubs­tituiroatu­alteto de Gastos, deve ser enviado pelo governo até agosto por meio de um PL. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), já afirmou que a proposta deve ser levada ao Congresso até abril.

 ?? ELAINE MENKE/CÂMARA DO DEPUTADOS ?? Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, vai ser reeleito para o cargo
ELAINE MENKE/CÂMARA DO DEPUTADOS Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, vai ser reeleito para o cargo
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil