Jornal do Commercio

Pacheco x Marinho: Internauta­s pressionam parlamenta­res a abrir o voto para a presidênci­a do Senado

- EDILSON RODRIGUES /

A campanha de Rogério Marinho (PL-RN) mobiliza internauta­s nos Estados para pressionar­em os respectivo­s senadores a abrirem o voto publicamen­te. Os apoiadores do candidato de oposição acreditam que, se a pressão funcionar, senadores favoráveis a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na votação secreta, mudarão de lado. A “tropa de choque” de Marinho mantém o “dedo no pulso” das redes, que foram fundamenta­is para a vitória de Davi Alcolumbre contra Renan Calheiros, em 2019.

AVALANCHE NAS REDES

A estratégia de Marinho é provocar uma avalanche de postagens “#Pacheconão!” e de pronunciam­entos sem parar na tribuna do Senado.

CONTRA A JUSTOCRACI­A

Consolida-se entre Senadores que Lula 3 é só um governo requentado, fragilizad­o no Congresso e sustentado por curiosa aliança com tribunais.

SENADO SE APEQUENOU

Pacheco se posiciona como “governista”, mas parlamenta­res o criticam por “apequenar” o Senado, tornando-o subservien­te ao STF.

TANCREDO DEU A DICA

A fórmula se inspira em Tancredo Neves, cuja legitimida­de buscou nas ruas, restringin­do o adversário Paulo Maluf ao lobby do colégio eleitoral.

1º NEGRO NO TCU

O deputado Jhonatan de Jesus, de Roraima, poderá ser o primeiro negro a assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em votação confirmada para esta quinta (2) pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apoia sua indicação. Filiado ao Republican­os, cuja bancada de 41 deputados deve ser decisiva na recondução de Lira, Jesus poderá ser o primeiro ministro terrivelme­nte evangélico no TCU.

LOBBY BARRA PESADA

O lobby não dá trégua a Jhonatan de Jesus, vasculhand­o sua vida e “plantado” notícias negativas para queimar sua indicação.

RAMALHO NA BRIGA

O ex-deputado Fábio Ramalho (MG), famoso pelos ágapes oferecidos a colegas em noites de votação, também quer ser ministro do TCU.

VAGA DE MULHER

Como a vaga no TCU foi aberta com a aposentado­ria de Ana Arraes, deputadas têm apoiado a colega Soraya Santos (PL-RJ) para o posto.

EQUILÍBRIO DE FORÇAS

Na avaliação do senador Wellington Fagundes (PL-MT), a vitória de Rogério Marinho, nesta quartafeir­a (1º), para presidir o Senado, será a última oportunida­de para “reequilibr­ar os poderes da República”.

MASSAGEM GOLPISTA

A denúncia da PGR contra vândalos criminaliz­ou até teatro de fantoches para entreter crianças, na vigília na porta do QG do Exército, e concluiu que massagens, comuns em shoppings e aeroportos, é coisa de golpista.

GASTANÇA À TOA

A proposta do ministro Flávio Dino (Justiça) de criar uma Guarda Nacional encontra oposição na Câmara. Augusto Coutinho (REPPE) diz ser “desnecessá­rio gerar mais um custo ao Erário”.

PORTEIRA ABERTA

O MDB tornou oficial ontem, terça (31), o apoio a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSDMG) para presidente do Senado Federal. Mas ao menos dois senadores do partido não vão votar no parlamenta­r mineiro.

MANDA QUEM PODE

A regra do rateio de comandos de comissões na Câmara considera o tamanho das bancadas partidária­s para definir a ordem e quantidade de escolhas que partidos terão. Rede, por exemplo, não escolhe nada.

SOBRA PRA QUEM?

O PL de Jair Bolsonaro é o maior partido da Câmara dos Deputados e teria direito a presidir a Comissão de Constituiç­ão e Justiça, a mais importante da Casa. Mas o PT faz questão de comandar a CCJ.

PRIMEIRO PASSO

A partir desta quartafeir­a (1º), chega ao fim a intervençã­o federal sobre a segurança pública no Distrito Federal. É o primeiro passo para a volta do governador Ibaneis Rocha, que continua afastado do cargo pelo STF.

NEM O LÍDER

Até o líder do PSD no Senado, Nelsinho Trad, avisou que não vai votar em Rodrigo Pacheco (MG), que é do seu partido, para presidente da Casa. “Reafirmand­o meu compromiss­o... votarei em Rogério Marinho”.

 ?? AGÊNCIA SENADO ??
AGÊNCIA SENADO
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil