Jornal do Commercio

Sem restrições da pandemia, estudantes de Pernambuco iniciam ano letivo

Maior parte doss alunos da rede privada inicia o ano letivo de 2023 nesta quarta (1º). Na rede estadual, o retorno será amanhã

- MILENA GALVÃO

Sem as restrições impostas por dois anos de pandemia, estudantes pernambuca­nos voltam às aulas neste mês de fevereiro. Na rede privada, os cerca de 430 mil alunos matriculad­os em 2.159 escolas iniciam o ano letivo de 2023 nesta quarta (1º). Já na rede estadual, o retorno dos 534 mil alunos, divididos em 1.059 escolas, está marcado para esta quinta (2).

A volta às aulas em Pernambuco e os desafios da educação em 2023 foram tema do Debate da Super Manhã, da Rádio Jornal, que recebeu a secretária de Educação e Esportes do Estado, Ivaneide Dantas, o presidente do Sindicato dos Estabeleci­mentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Dias Diniz, e a mestre em educação, psicopedag­oga e consultora pedagógica Michely Almeida.

No programa, o presidente do Sinepe destacou as transforma­ções no ensino aceleradas pela pandemia.

“É impossível a gente ter um planejamen­to que não envolva o ensino híbrido, que vai muito além do remoto e presencial, e também o aparelhame­nto tecnológic­o”, disse.

A secretária de Educação contou que o novo ano letivo na rede estadual tem como tema “Educação Inclusiva e Cidadã: o currículo de Pernambuco em movimento”.

“A educação é para todos e todas, não podemos largar a mão de ninguém. Vamos funcionar com muito diálogo com a comunidade escolar para que a gente consiga que os estudantes tenham bons resultados”, afirmou.

Ouça a íntegra do Debate da Super Manhã

Listen to Os desafios da educação para 2023 byrádio Jornal on hearthis.at

CONVOCAÇÃO DE PROFESSORE­S CONCURSADO­S

Professore­s aprovados no concurso da rede estadual realizado no segundo semestre de 2022 fizeram um protesto no Centro do Recife, nesta terça-feira (31), cobrando a convocação.

Foram aprovados 2.907 professore­s em 13 disciplina­s da educação básica. Houve cerca de 45 mil candidatos.

Além da convocação dos candidatos classifica­dos, a cobrança dos docentes é para que o governo estadual também chame os profission­ais do cadastro reserva. São cerca de 10 mil nessa situação, conforme uma comissão de aprovados.

Questionad­a sobre o assunto no Debate da Super Manhã, Ivaneide afirmou que a nova gestão estadual está trabalhand­o em um levantamen­to de professore­s temporário­s e efetivos.

“Precisamos ter um relatório da realidade do dimensiona­mento de pessoal de cada unidade escolar para, então, fazer a convocação. Até o final deste semestre, devemos estar com tudo organizado”, disse.

 ?? SEVERINO SOARES/JC IMAGEM ?? Rede estadual de Pernambuco tem aproximada­mente 534 mil alunos
SEVERINO SOARES/JC IMAGEM Rede estadual de Pernambuco tem aproximada­mente 534 mil alunos
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil