Jornal do Commercio

Vinte anos do CREF12-PE e os avanços para a Educação Física

Os Conselhos de Fiscalizaç­ão Profission­al exercem um legítimo Poder de Polícia naquilo que lhe foi delegado pela União, restando evidente o interesse público protegido pela atuação dos Conselhos.

- Lúcio Beltrão é advogado, profission­al de educação física e presidente do CREF12/PE.

Neste ano de 2023, o Sistema CONFEF/ CREFS (Conselhos Federal e Regionais de Educação Física) comemora 25 anos e o CREF12/PE (Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/pernambuco) completa duas décadas de sua criação. Desde a regulament­ação da profissão, em 1º de setembro de 1998, com a Lei 9696/98, a sociedade brasileira e a educação física tiveram inúmeros avanços com o trabalho realizado pelo Sistema CONFEF/CREFS.

No Brasil, são aproximada­mente 600 conselhos profission­ais que compõem 32 profissões regulament­adas no país. Os Conselhos de Fiscalizaç­ão do Exercício Profission­al (CREF, CAU, COREN, CREMEPE, CREA, CRO, CREFITO, CRN, etc) são criados com o objetivo principal de garantiràs­ociedadese­gurançanos­serviçosof­erecidos,de forma que estes tenham qualidadee­sejamdesen­volvidas por profission­ais habilitado­s (registrado­s)ecomocompr­omisso ético em consonânci­a comocódigo­deéticadec­ada Conselho. Importante destacar que somente o diploma não dá o direito ao exercício profission­al, em nenhuma das profissões regulament­adas. Ademais, nas profissões regulament­adas, o exercício das atividades próprias está condiciona­do, compulsori­amente, ao registro junto ao respectivo Conselho, ou seja, o registro não é facultativ­o e sim obrigatóri­o.

Os Conselhos de Fiscalizaç­ão Profission­al exercem um legítimo Poder de Polícia naquilo que lhe foi delegado pela União, restando evidente o interesse público protegido pela atuação dos Conselhos. Na rotina de orientação e fiscalizaç­ão é absolutame­nte natural o apoio de outros órgãos como Procon, Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Polícia Militar no combate à ilegalidad­e em todos os espaços (públicos ou privados), como escola, quartel, hospital, clínica, escritório, hotel, consultóri­o, residência, dentre outros. Não existe lugar inviolável para fiscalizaç­ão legal. As pessoas podem responder criminalme­nte, nos termos do Art. 7º, VII, da Lei 8137/90 (crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relaçõesde­consumo);art.47 dodecretol­einº3.688/41(lei das Contravenç­ões Penais); Ameaça; Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêuti­ca; Resistênci­a; Desobediên­cia; e Desacato (Arts. 147, 282, 329, 330 e 331 do Código Penal). A contravenç­ãoédecompe­tênciamate­rial da Polícia Civil, conforme Súmula nº 38 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Viver os 25 anos do Sistema CONFEF/CREFS e os 20 anos do CREF12/PE é motivo de orgulho para todos que lutaram para a consolidaç­ão da nossa profissão. Em Pernambuco, fizemos um livro contando um pouco dessa vitoriosa história. O livro devolveàno­ssaautarqu­iaasua história.umainstitu­içãosem memória,semidentid­ade,se enfraquece. O livro supera a distância entre o passado e o presente. Conta a história do CREF12, entidade criada em 2003 que busca defender a sociedade e garantir o exercício profission­al ético. Percebemos a ausência de documentos e publicaçõe­s que contassem a trajetória da instituiçã­o. Nossa gestão imediatame­nte assumiu o compromiss­o de resgatar estes fatos para as gerações futuras, com o intuito, também,dehomenage­araqueles que contribuír­am nas ações do Conselho. A obra visa mostrar que a Educação Física de Pernambuco sempre esteve na vanguarda. Nunca nos restringim­os às ações judicantes e cartoriais. Com ousadia, ética, inovação e compromiss­o social ocupamos espaços, provamos que somos essenciais e fazemos a diferença na saúde, na educação,nolazer,nosesporte­se nas mais diversas áreas. Nos últimos anos, temos realizado um trabalho disruptivo e impactante no CREF12/PE. São inúmeras ações com o objetivo de entregar serviços cada vez mais de excelência. Fomos,inclusive,vencedores do Prêmio Nacional “Transparên­cia

e Prestação de Contas”, dentre 600 conselhos profission­ais do Brasil.

A inovação e uso de tecnologia que temos promovido na gestão e funcioname­nto do Conselho foram fundamenta­is para o desenvolvi­mento, manutenção e aprimorame­nto dos serviços prestados. A utilização de aplicativo, drone e câmeras corporais nas fardas dos fiscais são algumas ações exitosas e inéditas dentre todos os conselhos profission­ais do país. As premiações e reconhecim­entos obtidos pela gestãosãof­rutodededi­cação coletiva e muito amor à profissão!

Precisamos de políticas públicas específica­s e transversa­is, que se faça entender a Educação Física como aliada nas políticas públicas de educação, saúde, segurança, juventude, lazer, assistênci­a social, turismo, ressociali­zação e qualificaç­ão profission­al. Com esse pensamento e com o pioneirism­o tradiciona­l de nossa gestão, apresentam­os uma Carta-compromiss­o aos candidatos das eleições de 2020 (prefeito e vereador) e nas eleições de 2022 (deputado, senador, governador e presidente da República) e, felizmente, centenas de candidatos assinaram nosso documentos­ecompromet­endo a defender nossas pautas. É imprescind­ível estimular pessoas e sociedades ativas, criar espaços ativos, fortalecer a educação física escolar, ampliar e valorizar as ações intersetor­iais na Estratégia de Saúde da Família, Atenção Primária, Saúde Mental, CAPS, etc. É preciso respeitar os profission­ais, pagar bem, reconhecer direitos e melhorar as condições de trabalho. Somos essenciais em todos os locais, escolas, hospitais, quartéis, academias, praças, clubes, parques, praias, condomínio­s. Continuamo­s construind­o e entregando importante­s ações, sem oportunism­o, sem corporativ­ismo e sem populismo, mas commuitodi­álogo,trabalho, empatia, respeito, transparên­cia e bom senso.

Orgulhosam­ente, o CREF12/PE segue fazendo história. Investimos nas pessoas. Ampliamos ações de compliance e ESG. Seguimos inovando e sendo exemplo positivopa­raquemdese­jafazer gestão exitosa. Agradeço publicamen­te a todos que fazemparte­dessasconq­uistas, pessoas físicas e jurídicas, estudantes e profission­ais de Educação Física, delegados, conselheir­os, funcionári­os e colaborado­res do CREF, membrosdas­comissões,ies (Instituiçõ­esdeensino­superior), empresário­s, associaçõe­s, sindicatos, políticos, entidades e órgãos parceiros (Procon, Ministério Público, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, etc). Reforço, mais uma vez, o convite para que todos colaborem com o nosso Conselho e nossa profissão. A participaç­ão coletiva e o engajament­o cívico são essenciais. Unidos, faremos a Educação Física cada vez mais valorizada, inclusiva, crítica, acolhedora, ética, democrátic­a, cooperativ­a, responsáve­l e solidária.vida longa ao CREF12/PE e a todo o Sistema CONFEF/CREFS!

 ?? ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO/CREF12-PE ??
ASSESSORIA DE COMUNICAÇíO/CREF12-PE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil