Jornal do Commercio

Compesa poderá ser multada caso não cumpra calendário de fornecimen­to de água

Decisão foi proferida pela 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe e determina que a Compesa envie carros-pipa aos moradores da cidade, em caso de insuficiên­cia do abastecime­nto

- CAROL GUERRA

AJustiça de Pernambuco, através da 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe, determinou que a Companhia Pernambuca­na de Saneamento (Compesa) cumpra o calendário de abastecime­nto divulgado pela empresa, assegurand­o o fornecimen­to de água aos moradores de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado, que possuam ligações de água em situação regular.

De acordo com a decisão judicial - proferida no âmbito da ação civil pública e que ainda não não transitou em julgado - no caso de insuficiên­cia do abastecime­nto de água na cidade, durante o calendário de abastecime­nto, a Compesa deve fornecer carros-pipa para atender as demandas dos munícipes.

Ainda segundo a decisão, a Companhia deve apresentar, sempre até o dia 5 de cada mês, relatórios da distribuiç­ão de água comprovand­o o cumpriment­o do calendário de abastecime­nto. Em caso de descumprim­ento das medidas judiciais, a Compesa estará sujeita à aplicação de multa diária de R$ 10 mil, limitada ao valor máximo de R$ 5 milhões.

“Se impõe à companhia cumprir, ao menos, o calendário de fornecimen­to proposto por ela mesma, a fim de que a população tenha certa regularida­de e previsibil­idade acerca da prestação do serviço público, o que não é o ideal, mas se compatibil­iza com os obstáculos e dificuldad­es reais enfrentada­s pela concession­ária”, afirma a magistrada Juliana Barbosa durante o texto da decisão.

ENTENDA O CASO:

Em 2020, a 2ª Promotoria de Justiça Cível da Santa Cruz do Capibaribe instaurou um inquérito civil para apurar as providênci­as adotadas pela Compesa após diversas queixas de abastecime­nto precário aos seus clientes.

Na ação civil pública ajuizada em 2021, o Promotor de Justiça Ariano Aguiar advertiu a empresa sobre os problemas causados pela irregulari­dade na prestação do serviço, que fez com que os moradores de Santa Cruz do Capibaribe recorresse­m a busca de água em outros locais, cavar poços ou pagar valores excessivos pelo serviço de carros-pipa.

 ?? ILUSTRATIV­A/PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO ?? Falta de água
ILUSTRATIV­A/PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO Falta de água
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil