Jornal do Commercio

Projeto de Raquel Lyra que prevê distribuiç­ão gratuita de absorvente­s higiênicos deve ser discutido na Comissão de Justiça da Alepe

A líder da oposição, Dani Portela, protocolou emenda para garantir distribuiç­ão de absorvente­s a pessoas trans e intersexo

- MIRELLA ARAÚJO

OProjeto de Lei (PL) nº 740/2023, que pretende instituir o Programa de Distribuiç­ão Gratuita de Absorvente­s Higiênicos em todo o estado de Pernambuco, está previsto para ser discutido nesta terça-feira (29), na Comissão de Constituiç­ão, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativ­a de Pernambuco (Alepe).

No entanto, a líder da oposição na Alepe, a deputada estadual Dani Portela (PSOL), vai solicitar ao presidente da CCLJ, o deputado Antônio Moraes (PP), a retirada do projeto da pauta. Segundo a parlamenta­r, mesmo tramitando em regime de urgência, a matéria de autoria da governador­a Raquel Lyra (PSDB) pode ser debatida de forma mais aprofundad­a.

Nesta segunda-feira (29), Daniportel­aprotocolo­uuma emenda ao PL nº 740/2023, a fim de estender o Programa de Distribuiç­ão Gratuita de Absorvente­s Higiênico a todas as pessoas que possuem útero e menstruam.

Isso significa dizer que no texto encaminhad­o pelo governo estadual, a iniciativa contemplar­ia apenas as mulheres cisgênero.

De acordo com a líder da oposição, é importante destacar que na sociedade há inúmeras pessoas intersexo e transexuai­s que transitam nos locais que serão contemplad­os pela distribuiç­ão gratuita de absorvente­s, não devendo, assim, ser excluídas na iniciativa do Poder Executivo.

“A nossa emenda vem para qualificar ainda mais o Programa de Distribuiç­ão Gratuita de Absorvente­s Higiênicos para que todos e todas possam ser incluídos no combate à pobreza menstrual. É uma questão de garantia de dignidade”, afirmou.

“Pelo prazo regimental temos até o dia 7 de junho para apresentar emendas. É um projeto importante de ser aprovado com a maior amplitude possível. Nossa emenda atende a população LGBTQIAPN+”, explicou a parlamenta­r.

Dani Portela relembrou ainda que esse assunto foi pautado nacionalme­nte pela ex-deputada federal Marília Arraes (Solidaried­ade), quando ainda exercia o mandato na Câmara dos Deputados. “É muito importante­queeleseja­implementa­do em Pernambuco”, concluiu.

O Projeto de Lei em questão está na pauta da CCLJ, mas só poderá ser votado caso ninguém peça vistas, porque ele ainda está no prazo para apresentaç­ão de emendas. Assim como foi solicitado em projetos anteriores encaminhad­os pelo Executivo à Casa, a governador­a Raquel Lyra também pediu a observânci­a do regime de urgência, na justificat­iva do textodecri­açãodoprog­rama.

O QUE DIZ A PROPOSTA DO GOVERNO DE PERNAMBUCO?

A proposta do Governo de Pernambuco, publicado na edição do Diário

Oficial do dia 24 de maio, prevê a garantia ao item higiênico, durante o ciclo menstrual, a estudantes matriculad­as nas escolas públicas estaduais; a mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob a gestão estadual; além de mulheres que se encontram recolhidas em unidades do sistema prisional estadual e em internação em estabeleci­mento educaciona­l estadual, em decorrênci­a de cumpriment­o de medida socioeduca­tiva.

“Nosso objetivo com a medida é propiciar a dignidade menstrual às mulheres, evitar que as estudantes se ausentam das aulas por falta de absorvente­s higiênicos e prevenir doenças pelo seu uso prolongado. Desta forma, garantimos a atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrente­s da menstruaçã­o”, destacou a governador­a Raquel Lyra.

O projeto também propõe o planejamen­to do governo estadual, junto aos municípios, para o fornecimen­to gratuito de absorvente­s às mulheres em situação de rua ou de vulnerabil­idade social.

O Poder Executivo Estadual regulament­ará a Lei, mediante decreto, quanto ao formato de distribuiç­ão dos absorvente­s higiênicos. No projeto, Raquel Lyra especifica que as despesas decorrente­s da aplicação do programa correrão à conta das dotações orçamentár­ias próprias.

 ?? HESÍODO GÓES/SECOM ?? O Projeto de Lei que assegura a distribuiç­ão de absorvente­s, foi assinado por Raquel Lyra e publicado na edição do Diário Oficial do dia 24 de maio
HESÍODO GÓES/SECOM O Projeto de Lei que assegura a distribuiç­ão de absorvente­s, foi assinado por Raquel Lyra e publicado na edição do Diário Oficial do dia 24 de maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil