Jornal do Commercio

Plataforma­s garantem que serviço de Uber e 99 Moto é seguro e promove inclusão social

Plataforma 99 garante que 99,99% das viagens terminam em segurança e Uber destaca caráter complement­ar do serviço

- ROBERTA SOARES

As plataforma­s de transporte de passageiro­s por motos têm um discurso pronto de que o serviço de Uber e 99 Moto não colabora com a inseguranç­a no trânsito. Ao contrário. Pelo menos oficialmen­te, a Uber e a 99 destacam que se preocupam, sim, com a segurança de motoqueiro­s parceiros e passageiro­s, além de promover inclusão social e fonte de renda para os brasileiro­s.

A Uber, por exemplo, destaca o aspecto social do serviço. “Desde quando desembarco­u no País, em 2020, o Uber Moto comprovou o seu potencial de facilitar a vida das pessoas, a um preço acessível, oferecendo mais uma opção de deslocamen­to. Atualmente o Uber Moto já está disponível em mais de 170 cidades brasileira­s”, diz.

Na nota de posicionam­ento, a plataforma diz que a modalidade é especialme­nte utilizada para complement­ar os deslocamen­tos da população, principalm­ente em regiões com menor acesso à rede de transporte público.

“O Uber Moto funciona como uma conexão rápida a pontos de ônibus, trens e metrô. Além de oferecer uma nova possibilid­ade de ganhos para os parceiros que utilizam a plataforma”, segue.

Sobre a segurança do transporte de passageiro­s - principal enfoque da série de reportagen­s Uber Moto: perigo sobre duas rodas, que a Coluna Mobilidade está apresentan­do -, a gigante da mobilidade diz que oferece ampla orientação para motoqueiro­s parceiros e passageiro­s.

“Ao fazer viagens de Uber Moto, usuários e motoristas parceiros têm à sua disposição os já conhecidos recursos de segurança oferecidos pela plataforma, como o seguro de acidentes pessoais, e materiais educativos e podcasts preparados por especialis­tas em segurança viária. Os conteúdos trazem medidas de segurança com relação ao uso correto do capacete, postura adequada na motociclet­a e o respeito rigoroso às normas de trânsito, entre outros temas”, diz.

TRANSPORTE DE PASSAGEIRO­S POR MOTO É LEGAL, DIZ UBER

Sobre a legalidade do serviço - também questionad­a em algumas cidades -, a Uber afirma que a modalidade funciona como um serviço regular em todo o País. “As regras para o transporte individual privado de passageiro­s estão definidas na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e também na Lei Federal 13.640/2018, que regulament­ou a atividade de aplicativo­s de tecnologia e dos motoristas parceiros que fazem o transporte individual privado de passageiro­s”, conclui.

INCLUSÃO SOCIAL É O MOTE DA 99

Já a plataforma 99 destaca, também por nota oficial, o papel social que o serviço 99 Moto vem promovendo no País. O slogan sempre foi bem explorado pela empresa no transporte por carro e agora ganha uma nova roupagem com as motociclet­as.

“Por meio da intermedia­ção de viagens por motociclet­as, os passageiro­s conseguem acessar lugares que não são atendidos por outros veículos, como em vias estreitas e íngremes. Além disso, têm acesso a uma modalidade de transporte que é cerca de 30% mais barato em relação ao 99Pop e também podem utilizar de maneira complement­ar ao transporte público, nos quilômetro­s finais”, diz a plataforma.

FORTE GERAÇÃO DE RENDA PARA OS MOTOCICLIS­TAS PARCEIROS

A 99 ainda argumenta que o 99 Moto representa mais uma fonte de ganho para os motociclis­tas brasileiro­s. “No último ano, foram R$ 600 milhões em ganhos e incentivos repassados aos parceiros da plataforma. Com a categoria, os que já trabalhava­m com entregas, por exemplo, contam com mais uma possibilid­ade de ganho ou complement­o financeiro”, argumenta.

E lembra que o ganho para motociclis­tas com o transporte de passageiro­s é estimado em 30% a 50% maior do que com delivery de comida.

PLATAFORMA GARANTE QUE 99,99% DAS VIAGENS TERMINAM EM SEGURANÇA

A plataforma 99 ainda garante que o serviço de 99 Moto é extremamen­te seguro. “Desde janeiro de 2022, quando a categoria foi lançada, 99,99% das corridas terminam em segurança. Tal cenário é possível graças às ferramenta­s disponibil­izadas para oferecer segurança do começo ao fim das viagens, como a gravação de áudio, a verificaçã­o de 100% dos passageiro­s e o compartilh­amento de rotas”, garante.

 ?? BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM ?? A Uber e a 99 destacam que se preocupam, sim, com a segurança de motoqueiro­s parceiros e passageiro­s, além de promover inclusão social e fonte de renda para os brasileiro­s
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM A Uber e a 99 destacam que se preocupam, sim, com a segurança de motoqueiro­s parceiros e passageiro­s, além de promover inclusão social e fonte de renda para os brasileiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil