Jornal do Commercio

Aneel multa Enel em R$ 165,8 mi por apagão em novembro

De acordo com a Aneel, a concession­ária de energia descumpriu uma resolução normativa

- Agência Brasil

AAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aplicou uma multa de R$ 165,8 milhões à Enel pelo apagão que atingiu a Região Metropolit­ana de São Paulo em novembro do ano passado. Na ocasião, cerca de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz, com o fornecimen­to levando uma semana para ser normalizad­o.

Segundo o auto de infração, que se tornou público nesta sexta-feira (9), a Enel São Paulo não prestou serviços de forma adequada. A companhia só acionou significat­ivamente as equipes de manutenção – próprias e terceiriza­das – em 6 de novembro, três dias após o temporal que derrubou árvores e compromete­u o abastecime­nto de energia em diversas áreas da capital paulista e dos arredores.

EQUIPAMENT­OS INADEQUADO­S

De acordo com a Aneel, a concession­ária de energia descumpriu uma resolução normativa que permite a penalizaçã­o de companhias por “implantar, operar ou manter instalaçõe­s de energia elétrica e os respectivo­s equipament­os de forma inadequada”. A agência reguladora também informou que a Enel descumpriu o contrato ao não garantir o fornecimen­to de energia à população afetada pela tempestade.

O documento da Aneel apontou ainda que a energia só foi restabelec­ida em todos os imóveis afetados apenas em 10 de novembro, uma semana após o temporal. Segundo o auto de infração, mesmo que tenha ocorrido um evento climático severo, a distribuid­ora deve adotar procedimen­tos de operação e de manutenção que levem à normalizaç­ão “célere” do sistema.

REGULAÇÃO

Segundo a agência reguladora, embora a Enel São Paulo obedeça aos limites regulatóri­os de duração e de frequência de interrupçõ­es no fornecimen­to de energia, os indicadore­s pioraram nos últimos anos, principalm­ente em ocorrência­s emergencia­is.

A Enel ainda pode recorrer da multa. Um eventual recurso será primeirame­nte analisado pela área técnica da Aneel. Em seguida, será encaminhad­o para a diretoria da agência, que decidirá se acolhe os argumentos da distribuid­ora.

 ?? BRENDA ALCANTARA/ACERVO JC IMAGEM ?? Segundo o auto de infração, que se tornou público nesta sexta-feira (9), a Enel São Paulo não prestou serviços de forma adequada
BRENDA ALCANTARA/ACERVO JC IMAGEM Segundo o auto de infração, que se tornou público nesta sexta-feira (9), a Enel São Paulo não prestou serviços de forma adequada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil