Jornal do Commercio

Sábado de Zé Pereira tem Galo da Madrugada, Recife Antigo e Olinda

Galo da Madrugada coloca 30 trios no Recife; pela noite, Marco Zero recebe Vanessa Da Mata, Marcelo Falcão e Luísa Sonza; Olinda tem blocos e shows de Lenine e Spokfrevo Orquestra, Martinália e Ave Sangria

- EMANNUEL BENTO

Enquanto Recife e Olinda abriram alas para o Carnaval na última quinta e sexta-feira, o verdadeiro auge da festividad­e se revela neste Sábado de Zé Pereira. É agora que a energia festiva atinge seu ápice, revelando a essência única do Carnaval pernambuca­no.

Diversas cidades se tornam palcos de uma diversidad­e cultural vibrante, incorporan­do tradições e inovações em uma celebração que transcende os tempos.

GALO DA MADRUGADA

No Recife, quem “já está na rua saldando o Carnaval” é o Galo da Madrugada, que está prestando uma homenagem ao Rei do Brega, com o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”.

Entre os artistas que irão comandar os trios elétricos estão Elba Ramalho, André Rio, Geraldinho Lins, Marron Brasileiro, Almir Rouche, Spok, Otto, Maestro Forró, Gustavo Travassos, Nena Queiroga, Michelle Melo e Bia Villa-chan.

Já no elenco de convidados, estão confirmado­s nomes como Michel Teló, Marcelo Falcão, Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Tony Garrido, Fabiana Karla e Mãe Nininha de Oyá - dona do hit “O Menino de Vó”, um dos maiores virais do momento.

Também estão previstos diversos duetos. Neste ano, os trios farão pausas em frente ao Camarote Oficial, promovendo encontros entre nomes como Marcelo Falcão e Geraldinho Lins; Vanessa da Mata e Spok e Almério; Conde Só Brega com Otto, China e Silvério Pessoa; e Gaby Amarantos com Romero Ferro.

O roteiro do desfile mantém o mesmo formato dos últimos anos, com início no Forte das Cinco Pontas - local onde é realizado, tradiciona­lmente, o Café da Manhã do Galo, a partir das 7h.

Quando os fogos anunciam o início da festa, pontualmen­te, às 9h, o bloco segue pela Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e finaliza na Rua do Sol, num total de 6,5 km de percurso.

A expectativ­a é de reunir mais de 2,5 milhões de brincantes no Centro do Recife. Estima-se um total de 5 mil trabalhado­res diretos envolvidos na realização do desfile e outros 35 mil indiretos, aproximada­mente.

RECIFE ANTIGO

No Recife Antigo, o Marco Zero começa com o Desfile das Agremiaçõe­s Campeãs do Grupo Especial 2023, a partir das 16h. Em seguida, atração tradiciona­l do Carnaval, Nena Queiroga, é sucedida por artistas de fora como Vanessa Da Mata, Marcelo Falcão e Luísa Sonza.

Assim como em 2023, a noite será encerrada pelo show “Recife Capital Do Brega”, que reúne diversos artistas do ritmo que é patrimônio cultural imaterial da cidade.

O Pátio de São Pedro, por sua vez, recebe o também tradiciona­l Sábado da Diversidad­e, com diversos artistas LGBTQIA+, incluindo muitas drags queens. Quem encerra o palco é o samba de Sandra de Sá.

Assim como todos os palcos, o polo Praça do Arsenal tem abertura com atrações da cultura popular. Orquestra Arruando, Maestro Duda, Poeirada - Josildo Sá, Negadeza E Marcos Suzano, Romero Ferro - Frevália Part. Esp. Luiz Lins e Barbarize, Geraldo Azevedo e Rubel completam o Time.

OLINDA

Em Olinda, os tradiciona­is blocos incendeiam as ladeiras. A partir das 9h, o Eu Acho É Pouco parte da Praça Lauro Nigro, enquanto o Bloco Mangue Beat sai do Mosteiro São Bento.

Samba Sou Delas (10h, Mosteiro São Bento), Trinca de Ás (12h, Centro Luiz Freire), Bumba Meu Bowie

(15h, Praça do Jacaré), Ceroula (16h, Colégio São Bento), Hoje a Mangueira Entra (16h, Rua Coronel Joaquim Cavalcante), Menino da Tarde (17h, Largo do Guadalupe) e John Travolta (19h, Vassourinh­as de Olinda) são alguns outros grandes blocos do dia.

No Palco da Praça do Carmo, a partir das 16h, se apresentam Zuza Miranda, André Rio, Lenine e Spokfrevo Orquestra, Martinália, Ave Sangria e Orquestra Contemporâ­nea de Olinda.

BEZERROS

Na Terra dos Papangus, no Agreste, a folia começa com shows no Polo Lucas Cardoso, com Folc Popular / Papanguart­e, Orquestra Cônego Alexandre Cavalcanti, Márcio Dhuka e Priscila Senna. Já no Polo Mestre J. Borges, com Oficina Agreste Frevo e Elifas Júnior.

NAZARÉ DA MATA

No principal foco de folia na Zona da Mata, o Polo Frevo, na Praça Herculano Bandeira, traz atrações da cultura popular como Coco da Mata, Coco Canavial, Vera Monas, Bilu dos Teclados, Silvan Silva e Banda, RR Elétrico e Sai de Bamba.

O Palco Principal, a partir das 21h, conta com Bilu dos Teclados, Banda Stevenys, Hit do Posto e Nanara Belo. Mais cedo, às 9h, a cidade também já tem o desfile de blocos como Inimigos do Fim, Os Lisos, Braga na Folia, Aluno Cabeção, Bloco da Saúde.

TRIUNFO

No Sertão, a festa em Trifundo começa com shows no Polo Gastronômi­co, a partir das 20h, com Bloco do Zé Pereira e Vitalina, Pagode Samba Vibe, Meu & Seu e Bloco O Cariri.

 ?? GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM ?? Escultura do Galo da Madrugada
GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM Escultura do Galo da Madrugada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil