Jornal do Commercio

Médicos alertam sobre riscos para a saúde ocular durante o Carnaval

Oftalmolog­ista alerta que, na folia, algumas pessoas se expõem a riscos que vão desde traumas oculares até o envolvimen­to em brigas que podem resultar em traumas faciais e evoluir para danos oculares

- Agência Brasil

OConselho Brasileiro de Oftalmolog­ia (CBO) recomenda aos foliões cuidados e atenção especiais aos olhos durante o carnaval para evitar prejuízosà visão, protegendo os olhos contra queimadura­s químicas, por exemplo, além de traumas e infecções.

Segundo a médica Elisabeth Guimarães, que faz parte da Comissão Científica do CBO, durante as festas carnavales­cas, muitas pessoas excedem no consumo de drogas e álcool, acabam perdendo um pouco a consciênci­a e se expondo ariscos que vão desde traumas oculares até o envolvimen­to em brigas que podem resultar em traumas faciais e evoluir para danos oculares. Todo cuidado é pouco, disse a especialis­ta, em entrevista à Agência Brasil.

PROTEÇÃO SOLAR

Nos blocos carnavales­cos, as pessoas se expõem muito ao sol forte do verão, destacou a médica, aconselhan­do ou sode viseiras, bonés e chapéus para protege roso lhos. “Todos são muito bem-vindos. Hoje em dia, a indústria os fabrica com tecidos que já vêmc om proteçãouv ”. além disso, os óculos escuros são indispensá­veis. “Mesmo que não combinem coma fantasia,apessoa deve usar ”, para ter proteção garantida dos olhos.

Outra questão importante são os filtros solares que as pessoas passam no corpo e no rosto. Deve-se dar preferênci­a àqueles produtos que são formulados para quem pratica esportes, porque a pessoa sua, mas o produto não vai escorrer, nem entrar no olho. Pode ser usado também o protetor facial em bastão que não derrete no olho.

MAQUIAGEM

Elisabeth recomendou que os foliões evitem contato principalm­ente com sprays de espuma, que podem ser extremamen­te irritantes para os olhos. Se houver contato desse produto com o olho, a orientação dos oftalmolog­ista sé que apessoa lave abundam ente o local com água potável ou água mineral. Se apessoa tiver condições e houver uma farmácia disponível,compres oro fisiológic­o novo, porque o soro fisiológic­o aberto se contamina com muita facilidade devido ao calor ambiente.”

Deve-se lavar o olho até tirar todo o resíduo. Se ador persistir e o olho continuar vermelho, apessoa deve procurar imediatame­nte um pronto-socorro, de preferênci­a oftalmológ­ico, para que haja um exame adequado, disse a especialis­ta.

Quantoà maquiagem, que no carnaval costumas ermais elaborada, com uso de muita sombra, cílios postiços e glit ter, ar eco mendaçãoé que ter cuidado co maco laque, em quantidade errada, pode escorrer par aos olhos e queimara córnea. Também não se pode esquecer de remover completa e adequadame­nte a maquiagem.

CÍLIOS EXIGEM CAUTELA

A atenção deve ser redobrada com os cílios que estão na moda, que são feitos de LED e grudam na pálpebra. “Aquilo tem alguns inconvenie­ntes. Por ser um negócio que fica piscando, as pessoas têm curiosidad­e de por o dedo e isso pode levar micro-organismos para o olho, principalm­ente no meio de uma folia. Há risco de disseminaç­ão der conjuntivi­te, porque é muita gente junta, é multidão, é mão suja”, ressaltou a médica. Deve-se evitar levar a mão à face, principalm­ente nos olhos, para não pegar vírus e bactérias gratuitame­nte. Elisabeth Guimarães destacou que muitos desses cílios são importados, alguns têm procedênci­a duvidosa e podem trazer problemas.

ATENÇÃO COM O GLITTER

Como o carnaval é época de brilho, a maioria dos foliões gosta de caprichar no uso doglitter.qu ando ele tem partículas grandes, se cai no olho, é de mais fácil identifica­ção. Segundo a médica, o p roble maéoglitte­rp eque no, semelhante à areia. “Aquilo se desloca mais facilmente para dentro do olho. Se isso acontecer, ao ri entaçãoéa mesma da espuma: lavar abundantem­ente. Se perceber que tem ainda coisa grudada no olho, não tente remover porque, às vezes, a tentativa e a emoção podem causar uma lesão na córnea, e isso é caso de pronto-socorro”.

Apessoa pode usar colírios lubrifican­tes oculares para tentar que a própria quantidade da lágrima seja capaz de expulsar aquele resíduo .“mas nem sempre isso é possível”, alertou.

LENTES DE CONTATO

Sobre as lentes de contato, se forem gelatinosa­s, podem grudar no olho e desidratar, se o uso for excessivo, disse a médica. “Não se deve dormir com essas lentes, porque o risco de infecção aumenta. E se juntou lente de contato mais maquiagem, essa é uma combinação explosiva na hora de dormir .” elisabeth aconselha àqueles que usam lentes de contato gelatinosa­s, a trocá-las pelas descartáve­is, de uso diário, durante o carnaval. Tira-se da embalagem para usar e, do olho, vai para o lixo. “É mais saudável para o olho. Isso evita que se reutilize lentes contaminad­as ou sujas de resíduos de maquiagem que não saíram com produtos de limpeza.”

Outra dica é pôr as lentes antes de fazer a maquiagem e tirá-las antes de removê-la. Isso evita a contaminaç­ão das lentes. “O problema é que algum tipo de resíduo de maquiagem pode ficar na lente e gerar problemas tanto alérgicos quanto infeccioso­s e irritativo­s para o olho.” Elisabeth chamou a atenção para outro cuidado: lentes de contato jamais podem ser compartilh­adas.

De acordo coma especialis­ta, alente de contato está em contato íntimo com a córnea, coma lágrima da pessoa, e setor naumdis positivomé­dico ques e contamina a partir do mom entoem que entra em contato coma lágrima. Sobre as lentes de contato coloridas, que são compartilh­adas entre jovens como acessório de fantasia, ela advertiu: “esse tipo de comportame­nto pode trazer problemas muito sérios, se as lentes forem usadas indevidame­nte. O mesmo acontece coma maquiagem. Cada um deve ter a sua”, afirmou a especialis­ta.

 ?? FREEPIK/BANCO DE IMAGENS ?? Quanto à maquiagem, que costuma ser mais elaborada no Carnaval, com uso de muita sombra, cílios postiços e glitter, a recomendaç­ão é que ter cuidado com a cola que, em quantidade errada, pode escorrer para os olhos e queimar a córnea
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS Quanto à maquiagem, que costuma ser mais elaborada no Carnaval, com uso de muita sombra, cílios postiços e glitter, a recomendaç­ão é que ter cuidado com a cola que, em quantidade errada, pode escorrer para os olhos e queimar a córnea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil