Jornal do Commercio

Técnicos buscam corrigir fracassos de antecessor­es

Allan Aal, Itamar Schülle e Mariano Soso comandam os elencos do Trio de Ferro pernambuca­no

- TÚLIO FEITOSA

No futebol, a função de um treinador pode ser comparada a de um piloto na Fórmula 1: não adianta ter um grande carro se quem o dirige não está a altura. No esporte bretão, o técnico não só dirige o time como o potenciali­za através das peças que ele tem em mãos. Visando conquistar metas não alcançadas na última temporada, o Náutico, Sport e Santa Cruz investiram em novos treinadore­s para 2024.

Para 2024, o objetivo não é outro que não seja evitar cometer os mesmos erros dos últimos treinadore­s. Enquanto o Sport e Náutico vão buscar o acesso para as divisões acimas das que eles estão, o Santa Cruz tenta se recolocar no cenário nacional do futebol.

Seguindo a série de matérias especiais sobre os elencos do Trio de Ferro, o Blog do Torcedor e Jornal do Commercio também apresenta os treinadore­s dos clubes da capital pernambuca­na. Confira.

NÁUTICO

O Náutico foi atrás de um nome conhecido no futebol nordestino. Allan Aal vinha de um trabalho péssimo no ABC, sendo um dos responsáve­is pelo rebaixamen­to do clube potiguar. Foram oito derrotas, nove empates e apenas duas vitórias em 19 partidas.

Mesmo assim, o Timbu acreditou na reabilitaç­ão do técnico paranaense. Além do Náutico e ABC, Allan Aal também tem passagens por Vila Nova, Novorizont­ino, CRB, Guarani, Cuiabá, Paraná, Cascavel, Nacional-sp, Portuguesa, Foz do Iguaçu e Rio Branco-pr. O técnico também comandou a equipe sub-20 do Coritiba.

Quando o técnico de 44 anos chegou ao clube alvirrubro, projetou protagonis­mo do Timbu na temporada. Atualmente, o clube briga pela liderança do Campeonato Pernambuca­no e da Copa do Nordeste.

“A partir do momento que você assume a equipe como o náutico, você tem que ser protagonis­ta. A gente está preparado para este desafio. Se o nosso melhor vai nos levar ao título, aí o tempo que vai dizer. Mas a cobrança vai ser sempre pelo mais alto possível. A gente tem que pensar grande”, ressaltou Allan Aal.

SANTA CRUZ

O Santa Cruz optou por dar uma segunda chance a Itamar Schülle, que passou pela Cobra Coral em 2020 e foi Vice-campeão Pernambuca­no, tendo sido derrotado pelo Salgueiro na final. Apesar da boa campanha no início daquela temporada, o treinador acabou não permanecen­do no cargo.

Com o clube tentando se reerguer no cenário do futebol brasileiro, Itamar foi o escolhido para dar esses primeiros passos. Com isso, treinador de 57 anos chegou com a mentalidad­e de repetir os pontos positivos da última passagem.

“União é fundamenta­l, assim como ter um vestiário como tivemos na última passagem, bom e tranquilo. Isso certamente faz diferença quando entramos em campo”, destacou.

Além do Santa Cruz, Itamar Schülle também tem trabalhos em clubes como Joinville, Rio Branco-pr, São Luiz, Brasil de Pelotas, Botafogo-pb, São José-rs, Novo Hamburgo, Chapecoens­e, Operário Ferroviári­o, Cuiabá, Paysandu, Concórdia, entre outros.

SPORT

O Sport voltou a investir em um estrangeir­o para comandar o elenco rubro-negro. O argentino Mariano Soso estava no futebol peruano quando aceitou a proposta de comandar um clube brasileiro pela primeira vez.

Foi no futebol peruano, inclusive, que Soso começou a carreira como técnico. Antes, ele chegou a ser auxiliar em clubes da Argentina, do Paraguai, do México e do Chile.

Em sua trajetória, o técnico de 42 anos já comandou clubes como os peruanos Real Garcilaso, Sporting Cristal e Melgar, os argentinos Gimnasia, Defensa y Justicia e San Lorenzo, o equatorian­o Emelec e o chileno O’higgins.

Com um perfil de jogo ofensivo, Mariano Soso atraiu os olhos da diretoria rubro-negra, que visa o acesso para a Série A este ano.

“Reconheço que há muitas coincidênc­ias entre o que eu e a direção pensamos sobre modelo de jogo. O clube tem muito clara a identidade que pretende ter e será o nosso trabalho tentar imprimir ele no time”, pontuou o argentino.

 ?? GABRIEL FRANÇA/IGOR CYSNEIROS/RAFAEL MELO ?? Allan Aal (E), Mariano Soso (C) e Itamar Schülle (D) são os treinadore­s do Náutico, Sport e Santa Cruz, respectiva­mente
GABRIEL FRANÇA/IGOR CYSNEIROS/RAFAEL MELO Allan Aal (E), Mariano Soso (C) e Itamar Schülle (D) são os treinadore­s do Náutico, Sport e Santa Cruz, respectiva­mente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil