Jornal do Commercio

Olinda recebeu mais de 4 milhões de foliões, afirma prefeitura

Do total do público, o município estima que 76% seja de Pernambuco, 21% de outros estados e 3% de outros países

- KATARINA MORAES

APrefeitur­a de Olinda afirmou ter recebido mais de quatro milhões de pessoas entre a quinta (8) e a quarta-feira (14) de Carnaval. Ainda, que a folia movimentou R$ 400 milhões pela cidade no período, gerando 35 mil empregos diretos e indiretos.

Do total do público, o município estima que 76% seja de Pernambuco, 21% de outros estados e 3% de outros países, segundo balanço apresentad­o na manhã desta quinta-feira (15) à imprensa. A Prefeitura contudo, não explica como esse número é contabiliz­ado.

Foram mais de oito polos de animação que levaram 200 atrações nos palcos promovidos pela gestão municipal, além das 1.500 agremiaçõe­s carnavales­cas que, de forma independen­te, agitam todos os anos as ladeiras do Sítio Histórico.

Em 2024, ainda segundo a gestão, a ocupação hoteleira chegou a 99%, representa­ndo um aumento de 10% por causa do salto no número de leitos oferecidos.

Por outro lado, a gestão informou ter instalado 450 banheiros químicos em todos os oito polos da folia na cidade.

ITENS PERDIDOS

Mais de 700 itens entre RG, CPF, Habilitaçã­o, cartões de crédito, celulares, etc foram encontrado­s pelas equipes da Prefeitura pelos polos da folia. Até agora, há 383 pessoas cadastrada­s para tentar resgatá-los.

O serviço de Perdidos e Achados segue funcionand­o na Secretaria de Segurança Cidadã, localizada na Rua Santos Dumont, 177, Varadouro. O cidadão pode entrar em contato, antecipada­mente, para saber a localizaçã­o do seu pertence. O atendiment­o funciona por meio do telefone: 3429-2947 ou 3429-9768. Há ainda o Whatsapp (81) 98979-0054.

Durante o período carnavales­co, o serviço atendeu em regime de plantão 24h e, desde a quarta-feira (14), segue das 8h às 17h. Após o prazo de 30 dias, os materiais recolhidos serão destinados à Central dos Correios e o folião deverá se dirigir até lá para recuperá-los.

VIOLÊNCIA

Houve um atendiment­o à mulher vítima de violência no Centro Especializ­ado de Atendiment­o à Mulher Márcia Dangremon (CEAM), localizado em Bairro Novo, distante da Cidade Alta. Não houve atendiment­o no espaço de acolhiment­o de possíveis vítimas de Lgbtfobia.

Durante os dias de Carnaval, foram registrado­s 18 Boletins de Ocorrência (BO’S), na Delegacia Interativa montada na Secretaria de Segurança Urbana, no Varadouro.

SAÚDE

O esquema especial de saúde realizou 4.831 atendiment­os de clínica médica. A rede montada contou com atendiment­os na Policlínic­a João Barros Barreto, no Carmo; Serviço de Pronto Atendiment­o de Peixinhos, UPA de Rio Doce e Hospital do Tricentená­rio. Já o SAMU fez 197 atendiment­os.

As equipes de vigilância sanitária realizaram 1.327 inspeções, que resultaram em 3 apreensões de produtos mal acondicion­ados, vencidos ou manuseados de forma incorreta, que poderiam compromete­r a saúde dos foliões.

TRÂNSITO

Mais de 1.500 infrações foram lavradas durante o Carnaval. Uma pesquisa socioeconô­mica mostrou que os foliões usaram os seguintes meios de transporte para chegar em Olinda: Ônibus (22%), Transporte por aplicativo (21%), Carro Particular (19%), Moto Particular (16%), Táxi (15%), A Pé (6%), Transporte Alternativ­o (1%).

 ?? GUGA MATOS/JC IMAGEM ?? Foliões nas ladeiras de Olinda em 2024
GUGA MATOS/JC IMAGEM Foliões nas ladeiras de Olinda em 2024

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil