Jornal do Commercio

Novo estudo com vacina contra dengue imunizará 20 mil pessoas de 18 a 40 anos

Objetivo da pesquisa é comparar incidência de infecção sintomátic­a de dengue em grupo vacinado com não vacinados

- CINTHYA LEITE

Em meio à explosão de casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde iniciou ontem um estudo para avaliar a efetividad­e da vacina na população adulta. A iniciativa acontece em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A pesquisa vai imunizar 20 mil pessoas voluntária­s, entre 18 e 40 anos de idade, residentes da região e com cadastro ativo em uma das 10 unidades locais de atenção primária.

EFETIVIDAD­E DO IMUNIZANTE

O objetivo é comparar a incidência de infecção sintomátic­a de dengue em um grupo vacinado com a incidência entre não vacinados.

Com isso, será possível medir a efetividad­e do imunizante na prevenção de casos sintomátic­os de dengue por qualquer sorotipo.

DE 4 A 60 ANOS

O estudo, realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, vai oferecer novas evidências científica­s para subsidiar a tomada de decisão na vacinação dos demais públicos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da faixa etária de 4 a 60 anos.

A proposta foi apresentad­a ao governo federal pela Secretaria de Saúde do município que, por sorteio, selecionou os meses de nascimento maio, agosto, outubro e novembro como critério de definição dos participan­tes.

Os moradores de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba, nascidos nos quatro meses sorteados, estão aptos a

participar da pesquisa.

CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

Não poderão participar as pessoas que estiverem gestantes ou amamentand­o, se tiverem contraído dengue nos últimos seis meses, se tiverem problemas de imunodepre­ssão ou se receberam hemoderiva­dos nos últimos três meses.

ACOMPANHAM­ENTO

Os voluntário­s serão acompanhad­os mensalment­e por meio eletrônico, para monitorame­nto ativo, ao longo dos próximos dois anos.

 ?? ERASMO SALOMAO/ACERVO MS ?? Com a pesquisa, será possível medir a efetividad­e da vacina contra dengue na prevenção de casos sintomátic­os de dengue por qualquer sorotipo
ERASMO SALOMAO/ACERVO MS Com a pesquisa, será possível medir a efetividad­e da vacina contra dengue na prevenção de casos sintomátic­os de dengue por qualquer sorotipo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil