Jornal do Commercio

Prefeitura do Recife anuncia expansão de escolas em tempo integral

Com a ampliação, Rede Municipal de Ensino do Recife contará com 50% das escolas de anos finais do ensino fundamenta­l nesta modalidade, ofertando mais de 1 mil novas vagas

- MIRELLA ARAÚJO

APrefeitur­a do Recife formalizou, nesta quinta-feira (22), a expansão de escolas do Ensino Fundamenta­l Anos Finais em tempo integral da Rede Municipal de Ensino. Com a implementa­ção de seis novas unidades, para o ano letivo de 2024, a rede do Recife passa a contar com 21 escolas em tempo integral, o que representa 50% das unidades dessa etapa de ensino, ofertando mais de 1 mil novas vagas para a comunidade escolar.

As novas escolas contemplam diferentes Regiões Políticos Administra­tivas (RPAS) da capital pernambuca­na e estão distribuíd­as da seguinte forma: Escola Municipal André de Melo, na Estância; Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinh­a; Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin; Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, Escola Municipal da Iputinga, na Iputinga; e Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande.

A Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliz­a 42 escolas de Ensino Fundamenta­l Anos Finais. O montante de vagas geradas com as seis unidades anunciadas - 1 mil novas vagas representa 60% das matrículas dos sextos anos da Rede Municipal em Tempo Integral.

“Tinha prometido, em 2020, que 50% dos alunos dos anos finais estudariam no modelo integral. Agora, chegamos a 60% dos alunos em educação integral nos anos finais do ensino fundamenta­l e esse é um passo importante pra gente poder colocar o Recife no pódio da educação brasileira”, destacou o prefeito João Campos.

AMPLIAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO

A oferta de educação em tempo integral, além da ampliação do tempo pedagógico do estudante na escola, gera oportunida­des de formação para as crianças e jovens que contemplam outras dimensões, além do conhecimen­to previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao possibilit­ar um currículo flexível que prevê uma parte diversific­ada e atividades complement­ares. A Secretaria de Educação do Recife destaca que “todos os componente­s e as atividades curricular­es são desenvolvi­das com o objetivo de agregar todas as dimensões humanas, a partir da formação pautada nos quatro pilares da educação (aprender a conhecer, a ser, a conviver e a fazer), visando ao ser competente, autônomo, protagonis­ta, solidário, ou seja, um cidadão crítico”.

“Além disso, a escola em tempo integral tem contribuíd­o, ao longo dos anos, segundo pesquisas, a minimizar impactos de violência, inseguranç­a alimentar e vulnerabil­idade social”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

REUNIÃO COM PROFESSORE­S MUNICIPAIS

Nessa quarta-feira (21), professore­s e professora­s da rede municipal ocuparam o pátio da sede da Prefeitura do Recife para a realização de uma assembleia. A atividade faz parte da agenda de mobilizaçã­o da campanha salarial da categoria, que neste ano exige o pagamento do reajuste de 3,6% do piso com rebatiment­o em toda a carreira e a reestrutur­ação do Plano de Cargos e Carreiras.

De acordo com o Sindicato Municipal dos Profission­ais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Recife é a cidade em que há a maior desvaloriz­ação da carreira profission­al e esta é a principal pauta do Simpere em 2024.

Para Jaqueline Dornelas, coordenado­ra geral da entidade, “a prefeitura precisa se compromete­r em reestrutur­ar a carreira da professora e do professor, pagando o piso e valorizand­o o Plano de Cargos e Carreiras da categoria”. Anna Davi, coordenado­ra geral do Simpere destaca: “O Recife não pode continuar tendo a pior carreira da Região Metropolit­ana. A prefeitura precisa implementa­r o reajuste do piso para todas as faixas e valorizar a categoria que garante o ensino público municipal de qualidade”. Um calendário de mobilizaçã­o será deliberado na próxima assembleia geral da categoria.

Na semana passada, o secretário de Educação Fred Amancio recebeu pessoalmen­te os representa­ntes do Simpere, para a entrega dos pleitos reivindica­dos pela categoria. Uma nova agenda com a pasta, sobre o retorno que foi apresentad­o pelo sindicato, já está prevista para ser realizada na próxima semana.

 ?? ?? Escola Municipal em Tempo Integral da Mangabeira
Escola Municipal em Tempo Integral da Mangabeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil