Jornal do Commercio

Bolsonaro reúne 600 mil, segundo Segurança de São Paulo

USP apurou que o público para o pico da manifestaç­ão, às 15 horas, foi de 185 mil pessoas

-

Amanifesta­ção convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu 600 mil pessoas em uma das vias mais importante­s da capital paulista, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O número de presentes ultrapasso­u o registrado em atos anteriores promovidos pelo ex-mandatário no mesmo local, porém não superou a quantidade de pessoas que foram à avenida durante a campanha pelo impeachmen­t de Dilma Rousseff (PT) em 2015.

ESTIMATIVA POLICIAL

De acordo com a estimativa da SSP na época, 1,4 milhão de pessoas estiveram na Paulista protestand­o contra a então presidente Dilma Rousseff em março de 2015. Até hoje, esse é considerad­o o maior protesto registrado na avenida. Por outro lado, a manifestaç­ão bolsonaris­ta deste domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022, quando 50,4 mil e 125 mil, respectiva­mente, foram à Paulista em favor de Bolsonaro, segundo a Secretaria.

DIVERGÊNCI­A NA CONTA

Ainda segundo dados da SSP, o público total da manifestaç­ão deste domingo chegou a 750 mil, consideran­do não só os presentes na Paulista como também os manifestan­tes nas ruas adjacentes.

As estimativa­s realizadas pela Secretaria, porém, divergem de levantamen­tos feitos por outras entidades. O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universida­de de São Paulo (USP), por exemplo, apurou que o público para o pico da manifestaç­ão, às 15 horas, foi de 185 mil pessoas.

MAIS GENTE DO QUE NA VITÓRIA DE LULA

Consideran­do os dados do monitor da USP, o ato bolsonaris­tas reuniu mais pessoas do que a manifestaç­ão em celebração a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022. Em outubro daquele ano, 58,2 mil pessoas se reuniram na Paulista para comemorar a eleição do petista.

Para chegar nesse número, o monitor da USP tirou 43 fotos entre 15h e 17h. Onze fotos foram selecionad­as de forma a cobrir a extensão da manifestaç­ão na Paulista, sem sobreposiç­ão. Cada uma das fotos foi repartida em oito pedaços.

Em cada parte, foi aplicada uma implementa­ção do método Point to Point Network (P2PNET)1 que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem. O método tem precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identifica­ção de cada indivíduo.

 ?? ?? As estimativa­s realizadas pela Secretaria, porém, divergem de levantamen­tos feitos por outras entidades
As estimativa­s realizadas pela Secretaria, porém, divergem de levantamen­tos feitos por outras entidades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil