Jornal do Commercio

Governo lança programa para destinar imóveis da União para habitação social

Lançamento do Programa de Democratiz­ação de Imóveis da União aconteceu nesta segundafei­ra (26)

- KATARINA MORAES

Ogoverno federal lançou, nesta segunda-feira (26), o Programa de Democratiz­ação de Imóveis da União, que pretende transforma­r imóveis em desuso em moradia para a população mais pobre, ou, de alguma forma, em benefício da sociedade. Empernambu­co,noveforam contemplad­os até agora.

“Estamos lançando um programa que a gente tomou a atitude de fazer desde março de 2023, num processo conduzido por Esther [Dweck], com outros ministério­s, e agora achamos que ele está pronto para fazer o lançamento. Alguns imóveis já foram distribuíd­os em 2023”,disselula(pt)durante o evento de lançamento do programa.

Alguns dos imóveis foram distribuíd­osem2023,nopiloto do programa. Um deles foi o Parque da Jaqueira, já cedido no último dia 6 a partir de acordo firmado com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, o prefeito João Campos(psb)eoministro­da Advocacia-geral da União, Jorge Messias.

BRASÍLIA TEIMOSA

Ainda, segundo o governo federal, o bairro de Brasília Teimosa,nazonasuld­acapital pernambuca­na, também deveserreg­ularizadoa­través deoutrapar­ceriadomgi­com a Prefeitura, dentro do programa.

“Não podemos ficar com imóveis desocupado­s ou subutiliza­dos enquanto tem tanta gente precisando de casa. O governo anterior vinha numa lógica de venda do patrimônio, muitas vezes abaixo do valor de mercado. Queremos inverter essa lógica, valorizand­o o patrimônio público e dando destinação socioambie­ntal, para beneficiar a população, sobretudo as famílias em situação de vulnerabil­idade”, disse Esther Dweck.

Em entrevista à Rádio Jornal,namanhãdes­tasegunda (26),asecretári­adedesenvo­lvimentour­banoehabit­ação, Simone Nunes, comemorou amedida.ainda,disseterpe­áreascomoe­ducação,saúde, dido ao governo federal que o prédio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), no Centro do Recife, que hoje é uma ocupação informal com dezenas de famílias, seja incluído no projeto.

“A gente já tinha oficializa­do ao governo federal a intenção de assumir parte do retrofit do prédio do IBGE para que aquelas famílias que hoje já estão lá possam morar com dignidade”, afirmou Simone.

78 IMÓVEIS NO NORDESTE

O Imóvel da Gente deu destinação social a mais de 200 imóveis públicos pelo Brasil, sendo a 78 imóveis no Nordeste. Além dos nove de Pernambuco, foram 21 para Sergipe, 13 para Alagoas, dez para o Ceará,, oito para a Paraíba, seis para a Bahia, seis para o Rio Grande do Norte, três para o Piauí e dois para o Maranhão.

A iniciativa visa beneficiar assistênci­asocial,segurança alimentar,culturaeoe­sporte, priorizand­o a oferta habitacion­al,regulariza­çãofundiár­ia, obras de infraestru­tura e equipament­os de políticas públicas diversas em áreas urbanas ou prédios vazios.

MILHARES DE IMÓVEIS EM ANÁLISE

Maisde500i­móveis,distribuíd­os em cerca de 200 municípios em todos os estados e Distrito Federal, estão em análise pela SPU/MGI para possível destinação, sendo 68paraparq­ueseinstal­ações de cultura, esporte e lazer; 49 imóveispar­aeducação(escolas,universida­deseinstit­utos Federais); 33 para empreendim­entosdesis­temasviári­os, infraestru­tura de energia, água e saneamento; 26 imóveispar­aunidadesd­esaúdee hospitais, além de 27 imóveis para segurança pública.

Além disso, outros 2.730 imóveis não operaciona­is sob gestão do INSS estão em avaliação. Ao todo, 483 imóveis do INSS já foram considerad­os elegíveis para o programa: 12 prédios para projetos habitacion­ais e 471 glebas ocupadas e conjuntos habitacion­ais estão para serem regulariza­dos.

 ?? ?? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante lançamento do Programa de Democratiz­ação dos Imóveis da União
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante lançamento do Programa de Democratiz­ação dos Imóveis da União

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil