Jornal do Commercio

Sem controle, regras para visitas de policiais presos vão mudar em PE

Mudanças preveem que o setor de inteligênc­ia da Secretaria de Defesa Social tenha acesso à lista das pessoas que entram no Centro de Reeducação da Polícia Militar

- RAPHAEL GUERRA

ASecretari­a de Defesa Social (SDS) promete acabar com a histórica falta de controle das visitas recebidas por policiais que estão presos no Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed-pe), em Abreu e Lima. Um grupo de trabalho foi criado, na última semana, para mudar as regras de acesso à unidade prisional.

As mudanças devem atingir não só as visitas sociais, mas também as íntimas. Um dos objetivos das mudanças é trazer mais transparên­cia em relação à lista de pessoas que entram no Creed-pe.

Atualmente, apenas a Polícia Militar tem acesso aos nomes dos visitantes. Por isso, é antiga a cobrança da Polícia Civil por essas informaçõe­s, que podem ajudar em investigaç­ões mais sensíveis - inclusive de grupos de extermínio. O núcleo de inteligênc­ia da SDS também quer ter acesso a esses dados.

Atualmente, 51 policiais militares estão presos no Creed-pe, distribuíd­os em 64 celas (cada uma ter capacidade para dois PMS). De acordo com a SDS, as visitas semanais ocorrem sempre das 8h às 16h, sendo o primeiro final de semana do mês destinado à visita íntima e e os três finais de semana restantes destinados à visita social.

A SDS prevê que o Creed-pe se adeque às mesmas regras do sistema prisional do Estado. “O acesso aos sistemas de controle será ampliado e poderá ser auditado, inclusive por órgãos de controle externo”, informou a pasta estadual.

O grupo de trabalho está sendo coordenado pela secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, com participaç­ão de representa­ntes das polícias Civil e Militar. O estudo deve ser concluído em até 30 dias.

NÚMERO DE PRISÕES DE POLICIAIS AUMENTOU EM 2023

Graças ao trabalho do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), mais atento às mortes decorrente­s de intervençõ­es policiais, o número de PMS presos aumentou em 2023.

Um dos casos de maior repercussã­o ocorreu em 20 de novembro, quando nove policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participar­am da ação que resultou nas mortes de dois homens na comunidade do Detran, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Logo após os óbitos, os militares do Bope se apresentar­am na sede do Departamen­to de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, e relataram que os homens foram mortos porque reagiram à abordagem.

Eles chegaram a ser liberados após os depoimento­s. Mas, após análise das imagens da câmera de segurança, a Delegacia de Polícia Judiciária Militar identifico­u que a versão dos militares não se sustentava e determinou que os PMS fossem autuados em flagrante pelo crime militar de violação de domicílio.

Em audiência de custódia, a Justiça determinou que seis dos nove PMS permaneces­sem presos preventiva­mente. No mês seguinte, eles receberam a liberdade provisória, mas com aplicação de medidas cautelares.

 ?? OAB-PE/DIVULGAÇÃO ?? Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed-pe), em Abreu e Lima
OAB-PE/DIVULGAÇÃO Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed-pe), em Abreu e Lima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil