Jornal do Commercio

Concurso da Polícia Civil de PE pode dobrar número de vagas

Apesar do aditivo, governo Estadual diz que a ampliação vai depender, entre outros fatores, da inexistênc­ia de impediment­o legal e do orçamento

- RAPHAEL GUERRA

Um dia após o concurso da Polícia Civil de Pernambuco, para os cargos de agente e escrivão, o governo do Estado anunciou que o número de vagas será ampliado. Foi publicado, no Diário Oficial, um aditivo indicando que poderá ser convocado o dobro de candidatos previstos inicialmen­te.

O concurso público da Polícia Civil de Pernambuco previa 250 vagas para agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegado, totalizand­o 445 vagas - número que é insuficien­te para acabar com o déficit de profission­ais na corporação.

“Estamos trabalhand­o para ter mais agentes, escrivães e delegados para nos ajudar a dar tranquilid­ade à população pernambuca­na e as respostas que almejamos para a segurança pública. No nosso governo, os investimen­tos em segurança são prioridade e isso passa diretament­e pelo aumento do efetivo policial”, declarou a governador­a Raquel Lyra, ontem.

CONDIÇÕES

A convocação de mais candidatos para o curso de formação diz respeito aqueles aprovados em todas as etapas anteriores do concurso e que estejam classifica­dos até o dobro do número de vagas indicados no edital do concurso da Polícia Civil.

Todos os cargos a mais estão condiciona­dos à existência de vagas, à inexistênc­ia de impediment­o legal e/ou orçamentár­io e à expressa autorizaçã­o da Câmara de Política de Pessoal (CPP).

CONCURSO FOI REALIZADO NO DOMINGO

No último domingo, quase 40 mil candidatos participar­am da primeira etapa do concurso da Polícia Civil de Pernambuco.

Já no próximo domingo, 3 de março, serão aplicadas as provas para o cargo de delegado, inicialmen­te com 45 vagas.

“A necessidad­e do recompleta­mento do quadro da Polícia Civil é premente, então este concurso vem auxiliar neste déficit de efetivo. Por isso é tão importante o comprometi­mento de todos para que tudo ocorra conforme planejado”, pontuou, em nota, o chefe da Polícia Civil, Renato Rocha.

ALTERAÇÕES NAS REGRAS

A Defensoria Pública do Estado obteve, na semana passada, em Ação Civil Pública, decisão judicial para determinar que haja adaptação razoável dos testes de avaliação física (TAF) para os candidatos habilitado­s como pessoas com deficiênci­a no Concurso da Polícia Civil, bem como o afastament­o da exclusão dos candidatos unicamente em razão da aplicação do item 11.17 do edital, que prevê exclusão daqueles com determinad­as condições clínicas, sintomas ou sinais.

O item cita, por exemplo, que estarão incapacita­das as pessoas com tumores; perda auditiva maior que 25 decibéis nas frequência­s de 500 e 1000 e 2000 Hz; albinismo; cicatrizes ou queimadura­s que levem à limitação de qualquer segmento do corpo; doenças hepáticas e pancreátic­as; doenças inflamatór­ias intestinai­s; artrite reumatoide; entre outros.

Em caso de descumprim­ento, a magistrada da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital fixou multa no valor de R$ 5 mil para cada candidato eliminado por aplicação genérica do item 11.17 ou que seja obrigado a realizar o teste física sem a devida adaptação razoável.

O caso também estava sendo alvo de inquérito civil no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

NÚMERO DE VAGAS NA PM VAI DOBRAR

No começo do mês, o governo de Pernambuco também anunciou que vai dobrar o número de candidatos que serão convocados no concurso da Polícia Militar que está em andamento. O aditivo prevê a ampliação da quantidade de vagas de 2.550 para 5.250.

Atualmente, o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco é de cerca de 16 mil profission­ais na ativa. O ideal, no entanto, seriam ao menos 27 mil. Isso significa que, mesmo com a ampliação do número de vagas, o déficit permanecer­á na corporação.

 ?? SDS-PE / DIVULGAÇÃO ?? Provas para preenchime­nto de vagas de escrivão e agente foram realizadas no último domingo
SDS-PE / DIVULGAÇÃO Provas para preenchime­nto de vagas de escrivão e agente foram realizadas no último domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil