Jornal do Commercio

Prefeitura do Recife diz que apenas 35% dos radares de velocidade estão desligados e que religament­o acontece em 90 dias

CTTU destaca que apenas os radares de velocidade estão pendentes do processo licitatóri­o. Já os equipament­os que ficam nos semáforos - que monitoram o avanço de sinal e a velocidade - funcionam normalment­e

- ROBERTA SOARES

APrefeitur­a do Recife negou que toda a fiscalizaç­ão eletrônica de velocidade esteja desativada na cidade devido ao atraso na licitação pública para um novo contrato. E garantiu que os equipament­os serão recolocado­s e religados no prazo de 90 dias.

O JC denunciou que a maioria dos corredores viários da capital estão, desde junho de 2023 e fevereiro deste ano, com os radares de velocidade sem notificar os excessos de velocidade praticados pelos condutores. Ou seja, desligados, como popularmen­te se diz.

Na prática, seriam mais de cem avenidas e ruas da cidadetota­lmente desprovida­s de fiscalizaç­ão de velocidade e mais de 60 equipament­os desativado­s. Corredores viários importante­s da cidade-inclusive de transporte público-já estão sem os equipament­os de fiscalizaç­ão de velocidade, comoéo caso do largo do cabanga,cais josé estelita( área central) e Avenida Afonso Olindense, na Várzea, Zona Oeste, por exemplo.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) contesta a informação e garante que são apenas 35% dos equipament­os de fiscalizaç­ão de velocidade que estão sem operar. inicialmen­te, a autarquia não informou a quantidade de equipament­os desligados, mas depois enviou nota afirmando que são apenas 25 radares, dos 72 utilizados no município para controle de velocidade.

Segundo a autarquia, apenas os radares de velocidade estão pendentes do processo licitatóri­o. Já os equipament­os que ficam nos semáforos - que monitoram o avanço de semáforo e avelo cidade-funcionam normalment­e .“Vale ressaltar que existem outros tipos de fiscalizaç­ão eletrônica, que combinam excesso de velocidade e avanço de semáforo, por exemplo, que seguem normalment­e em operação”, destacou.

CONFIRA A RESPOSTA DA CTTU NA ÍNTEGRA:

“A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que os novos equipament­os serão reinstalad­os em até 90 dias. A CTTU esclarece ainda que apenas um tipo de fiscalizaç­ão - por radar de velocidade - é que está em processo licitatóri­o. E são 35% destes dispositiv­os de fiscalizaç­ão eletrônica de velocidade que foram temporaria­mente desativado­s enquanto acontece o certame para definir novos equipament­os. Existem outros tipos de fiscalizaç­ão eletrônica, que combinam excesso de velocidade e avanço de semáforo, por exemplo, que seguem normalment­e em operação.

Os trâmites para a renovação dos equipament­os de fiscalizaç­ão tiveram início em outubro de 2022, quando houve mudanças nas portarias de aprovação dos equipament­os junto ao IN METRO, o que terminou por atrasar o processo. A CTTU informa que o contrato até então em vigência era datado de 2017 e que não tinha sofrido quaisquer reajustes nos preços praticados. O atual processo licitatóri­o foi todo aprovado pela Controlado­ria Geral do Município.

Vale ressaltar, ainda, que as empresas que venceram a licitação em junho de 2023 terminaram por não cumprir algumas exigências técnicas eque, por isso, a licitação ainda está em curso até que as tecnologia­s necessária­s ao serviço da CTTU sejam oferecidas. A CTTU também lembra que o cumpriment­o da velocidade estabeleci­da em cada viaé obrigatóri­o para todos os condutores, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Ctb).a fiscalizaç­ão elet rô nicaé apenas mais um aferram ent aquetemo objetivo de evitara ocorrência de sinistros no trânsito, protegendo avida de todos os cidadãos.

A autarquia também informa que as blitzeestã os endo intensific­adas por toda cidade com o objetivo de garantir a segurança viária. Ao todo, em 2023, a CTT U realizou um total de 676 operações de fiscalizaç­ão, totalizand­o 73,5 mil abordagens, 10% delas resultaram em notificaçõ­es. As blitze inibem o excesso de velocidade, como jáé feito no período da noite e madrugada,quando os equipament­os são, por decisão judicial, desligados ”.

 ?? GUGA MATOS/JC IMAGEM ?? Vale lembrar que o excesso de velocidade é a infração mais cometida pelos condutores em todo o País e no Recife não é diferente
GUGA MATOS/JC IMAGEM Vale lembrar que o excesso de velocidade é a infração mais cometida pelos condutores em todo o País e no Recife não é diferente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil