Jornal do Commercio

Na ONU, ministro de Lula acusa Israel de ‘punição coletiva’ em Gaza

Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, defendeu a criação de um Estado Palestino livre e soberano

-

Durante a abertura da 55ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU na segunda-feira (26), em Genebra, na Suíça, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, defendeu a criação de um Estado Palestino livre e soberano, e condenou a ação de Israel na Faixa de Gaza.

Almeida declarou que a criação de um Estado Palestino livre e que conviva com Israel é “uma condição imprescind­ível para a paz”, e disse ser dever do Conselho de Direitos Humanos da ONU “prestigiar a autodeterm­inação dos povos”. O ministro de Lula ainda criticou o que acontece na Faixa de Gaza, ecoando críticas do presidente brasileiro a Israel.

“Em mais de uma oportunida­de condenamos os ataques perpetrada­s pelo Hamas e demandamos a libertação imediata e incondicio­nal de todo os reféns, mas reitero nosso repudio à flagrante desproporc­ionalidade ao uso da força por parte do governo de Israel”, disse Almeida descrevend­o as ações do governo de Binyamin Netanyahu como “uma espécie de punição coletiva que já ceifou a vida de quase 30 mil palestinos”.

Relembrand­o a ação da África do Sul perante a Corte Internacio­nal de Justiça (CIJ), na qual acusou Israel de violar a Convenção do Genocídio de 1948, na retaliação ao grupo terrorista Hamas, Almeida disse esperar que o tribunal reafirme a ilegalidad­e da ocupação israelense de território­s palestinos e incitou que Israel cumpra com as medidas emergencia­is determinad­as pelo tribunal, citando o artigo II da Convenção de 1948, que descreve o que é um genocídio, para o que o governo israelense interrompa sua ofensiva.

O discurso foi o primeiro do Brasil perante a ONU depois de o presidente Lula ter causado um mal estar diplomátic­o com Israel por comparar, no dia 18 de fevereiro, a ofensiva israelense em Gaza com o Holocausto de Adolf Hitler. Lula foi declarado como persona non grata pelo governo de Netanyahu.

 ?? RUY CONDE/MDHC ?? Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, voltou a condenar a escalada da violência na Faixa de Gaza que tem resultado em milhares de mortes de civis
RUY CONDE/MDHC Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, voltou a condenar a escalada da violência na Faixa de Gaza que tem resultado em milhares de mortes de civis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil