Jornal do Commercio

Na Guiana, Lula promete ampliar parceria com países do Caribe

Em discurso, presidente voltou a chamar conflito em Gaza de genocídio

- Agência Brasil

Opresident­e Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta quarta-feira (28), no encerramen­to da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), as agendas em comum do Brasil com os países da região e prometeu abrir rotas de conexão e ampliar a parceria. “O Brasil voltou a olhar para seu entorno, ciente de que somente juntos lograremos uma inserção internacio­nal robusta”, afirmou em Georgetown, na Guiana.

BLOCO SOB PRESIDÊNCI­A DA GUIANA

“Vemos no bloco um parceiro econômico promissor e um interlocut­or político estratégic­o. O Brasil já é o quinto maior fornecedor da Caricom. Nossa corrente de comércio foi de US$ 2,7 bilhões no ano passado, mas já havia superado US$ 5 bilhões em 2008, o que demonstra seu potencial de cresciment­o”, disse.

Segundo ele, a Agência Brasileira de Promoção de Exportaçõe­s (Apexbrasil) identifico­u mais de mil oportunida­des de inserção de produtos brasileiro­s nos países da Comunidade. “Ocorre que bens e serviços não circulam onde não há vias abertas. Belém, Boa Vista e Manaus estão mais próximas de capitais do Caribe do que de outras grandes cidades brasileira­s”, acrescento­u.

A Guiana exerce, durante o primeiro semestre de 2024, a presidênci­a temporária do grupo.

Sobre integração, o presidente destacou o projeto de abertura de estradas e outras formas de ligação aérea, fluvial e marítima com os países da região.

“Nosso maior obstáculo é a falta de conexões, seja por terra, por mar ou pelo ar. Uma das rotas de integração e desenvolvi­mento prioritári­as para meu governo é a do Escudo Guianense, que abrange a Guiana, o Suriname e a Venezuela. Queremos, literalmen­te, pavimentar nosso caminho até o Caribe. Abriremos corredores capazes de suprir as demandas de abastecime­nto e fortalecer a segurança alimentar da região”, destacou.

O presidente comentou sobre o fato de o Brasil e os países da Caricom convergire­m em 80% das votações na Assembleia Geral da ONU. E prometeu fazer uma doação financeira ao Banco de Desenvolvi­mento do Caribe, ao qual o Brasil se associou em 2010.

 ?? ??
 ?? ?? A
Guiana exerce, durante o primeiro semestre de 2024, a presidênci­a temporária do grupo
A Guiana exerce, durante o primeiro semestre de 2024, a presidênci­a temporária do grupo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil