Jornal do Commercio

As obras de Corbiniano Lins ao alcance do público

-

CONFIRA OUTRAS OBRAS:

O mascate (Praça da Independên­cia) - Escultura em alumínio fundido, criada em 2005 a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife.

Estátua (Avenida Guararapes) - Em frente à Agência Central dos Correios, no bairro de Santo Antônio.

– Nasce no dia 2 de março na cidade de Olinda, em uma casa com seis mulheres.

– Aos oito anos, brinca de copiar desenhos, quadros, gravuras.

– Ingressa na Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco (depois, Escola Técnica; Centro de Formação Tecnológic­a de Pernambuco (Cefet) e, hoje, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco), onde aprende e toma gosto pelo desenho artístico.

- Ingressou no Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife. Concorreu ao Salão do Museu do Estado de Pernambuco e obteve menção honrosa. Junto com outros artistas fundou o Clube da Gravura, ligado à Sociedade de Arte Moderna do Recife.

- Foi premiado no Salão da I Exposição do Atelier Coletivo. Expôs em Goiânia, Goiás durante o I Congresso Nacional de Intelectua­is.apresentou trabalhos na exposição de gravuras brasileira­s que percorreu oito países da Europa, além da Argentina e Mongólia.

- Foi premiado pelo Salão Oficial do Estado. Participou, em Israel, da exposição patrocinad­a pela Sociedade de Arte Moderna do Recife.

- Foi lançado pelo Clube da Gravura um álbum de gravuras, do qual participar­am Wellington Virgolino e Wilton de Souza.

- Conquistou o 1º Prêmio do Salão Oficial do Museu do Estado de Pernambuco e participou de várias exposições coletivas.

- Expôs individual­mente no Recife e em São Paulo.

- Lançou um álbum com dez xilogravur­as.

- Lançou o 2º álbum de gravuras, em cores.

- Obteve o 1º Prêmio de Escultura em concurso do Banco do Brasil, agência Centro, Recife.

- Recebeu a Medalha Pernambuca­na do Mérito.executou o monumento do 1º Centenário de Campina Grande.criou a Sereia do Mirante, em Maceió, Al.executou painel para o edifício do Fórum de Campina Grande, Paraíba e a figura-símbolo do Clube do Trabalhado­r, da mesma cidade.

- Executou os monumentos do Vaqueiro e o de Iracema (Fortaleza, CE); a estátua de Iracema (Ipu, CE); e o portão-mural do edifício Santo Antônio (Recife-pe).

- Participou da I Bienal Nacional de Artes Plásticas.

- Pintou os painéis em azulejo sobre as revoluções pernambuca­nas de 1817 e 1848 e fez uma escultura de Santo Amaro, todos para a Biblioteca Municipal de Santo Amaro, Recife. Executou o monumento do Trabalhado­r de Paulo Afonso, BA, e a Decoração da Catedral de Floresta dos Navios, PE.

- Participou do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de

PARA O RIOMAR RECIFE

São Paulo. Venceu concurso para escultura do Banco do Brasil, agência Santo Antônio, Recife, PE.

- Lançou álbuns (Xangô,n. 1 e 2) em serigrafia; e outros com xilogravur­as pela Imprensa Universitá­ria da UFPE. Editou um álbum de nus em serigrafia.

- Expôs na Lansing Art Gallery, em Michigan, EUA.

– É criada a Medalha de Mérito da Fundação Joaquim Nabuco, da qual Corbiniano é ganhador.

- Participou do 1º Salão de Arte Religiosa da Argentina.

– Criou o troféu para o prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, instituído pelo Sindicato de Jornalista­s de Pernambuco.

– Ganhou o 1º lugarcom a escultura “Dança” no concurso “Olinda, uma Orla de Arte”.

– Realizou a exposição Cores e Volumes, em que apresentou 15 peças de alumínio unindo rusticidad­e à elegância de suas mulheres esguias e ousadas na Rodrigues Galeria de Arte. Recife – PE.

– Teve publicado, através do Funcultura, o livro ‘Corbiniano Lins: um olhar sobre sua arte’, escrito por Weydson Barros Leal.

– Foi duplamente homenagead­o aos 90 anos de vida, dos quais 65 dedicados à produção artística pernambuca­na, primeiro no documentár­io Corbiniano, de Cezar Maia na XVIII Edição do Cine PE Festival do Audiovisua­l e segundo em uma exposição retrospect­iva: “Corbiniano Lins – 65 anos de Arte”, acolhida no Museu Murillo La Greca, com curadoria de Bruna Pedrosa e patrocínio do Funcultura.

– Foi homenagead­o pelo SESC Pernambuco com a inauguraçã­o da Galeria de Arte Corbiniano Lins, no Sesc Santo Amaro com sua última exposição individual em vida: Corbiniano: Silêncio da Forma, com curadoria de Bruna Pedrosa.

– Completa 94 anos no dia 2 de março e faz sua passagem para o outro plano no dia 10 do mesmo mês. É mais uma vez homenagead­o pelo Sesc com uma solenidade de despedida na galeria que eterniza seu nome.

– Tem sua obra revista e celebrada no mês em que completari­a 100 anos de vida, através da exposição individual “100 anos de Corbiniano Lins – a festa!”, mais uma vez com curadoria de Bruna Pedrosa e com o apoio do Riomar Recife.

 ?? ARNALDO CARVALHO/ESPECIAL ?? Oitenta obras do artista estão expostas
ARNALDO CARVALHO/ESPECIAL Oitenta obras do artista estão expostas
 ?? ?? Exposição é gratuita, no piso L1 do Riomar Recife
Exposição é gratuita, no piso L1 do Riomar Recife

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil