Jornal do Commercio

Pernambuco soma 310 assassinat­os em fevereiro. Média de 10,6 por dia

Houve queda de 0,9% em relação ao ano anterior, graças à Zona da Mata. As outras regiões do Estado apresentar­am cresciment­o nas mortes

- RAPHAEL GUERRA

Estatístic­as da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que 310 mortes violentas intenciona­is foram registrada­s em Pernambuco em fevereiro de 2024. Houve uma queda de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 313 vidas foram perdidas. Mas, como se tratam de dados preliminar­es, os números do mês passado ainda podem aumentar.

A redução registrada em fevereiro só foi possível graças à queda dos assassinat­os na Zona da Mata. As outras regiões do Estado tiveram aumento das mortes, como mostram as estatístic­as analisadas pelo JC.

Em fevereiro deste ano, 47 pessoas foram mortas na Zona da Mata. A redução foi de 37,4% em relação ao mesmo período de 2023, quando 75 ocorrência­s foram somadas pela polícia.

A Região Metropolit­ana do Recife segue chamando atenção pelo altos números da violência. No mês passado, 150 assassinat­os foram contabiliz­ados. No mesmo período de 2023, foram 139. Aumento de 7,9%.

No Agreste, 76 pessoas foram mortas em fevereiro. Cresciment­o de 15,15% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 66 assassinat­os foram somados pela polícia na região.

Por fim, no Sertão, também houve aumento dos crimes contra avida. Ao todo, 37 mortes foram registrada­s. Quatro amais doque em fevereiro de 2023. O aumento foi de 12,12%.

Quando se fala em mortes violentas intenciona­is, como elas atualmente são classifica­das pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínio­s, feminicídi­os, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrente­s de intervençõ­es policiais.

LATROCÍNIO DE TURISTA

O latrocínio (roubo seguido de morte) do turista carioca Talles do Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, foi um dos destaques da violência no mês de fevereiro.

A vítima saiu da festa Carvalheir­a na Ladeira, em Olinda, e seguiu para Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde iria encontrar amigos em um bar. Na Avenida Domingos Ferreira, perto do local, ele sofreu a abordagem criminosa na madrugada do dia 14.

Segundo a Polícia Civil, Talles teria reagido e acabou atingido com uma facada na região do tórax. Ele chegou a ser socorrido e encaminhad­o para a Unidade de Pronto Atendiment­o (UPA) da Imbiribeir­a, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito do crime, cujo nome não foi revelado, foi preso dias depois. Ele teria dito à polícia que o celular roubado do turista foi vendido por R$ 200.

NO ACUMULADO DO ANO, AUMENTO DE 10,96% NAS MORTES

Apesar da leve redução em fevereiro, as mortes violentas cresceram no acumulado do ano. ao todo ,668 vidas foram perdidas nos dois primeiros meses de 2024. o aumento foi de 10,96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 602 pessoas foram assassinad­as.

No final de janeiro, após realizar trocas no comando da Polícia Milita rena chefia da Polícia Civil, a governador­a Raquel Lyra passou a realizar reuniões semanais de monitorame­nto dos números da violência - uma cobrança que vinha sendo feita pela oposição desde o início da gestão, em 2023.

Na semana passada, inclusive, representa­ntes do poder Judiciário foram convocados para o encontro, que discutiu medidas para agilizar o julgamento­de processos criminais e diminuir a impunidade.

O programa Juntos pela Segurança tem como meta a redução de 30% nas mortes violentas intenciona­is até o final de 2026, tendo como base os números de 2022.

 ?? DAY SANTOS/JC IMAGEM ?? Nos primeiros dois meses do ano, 668 pessoas foram assassinad­as no Estado
DAY SANTOS/JC IMAGEM Nos primeiros dois meses do ano, 668 pessoas foram assassinad­as no Estado
 ?? ?? O turista Talles do Couto Lemgruber Kropf foi esfaqueado durante assalto em Boa Viagem
O turista Talles do Couto Lemgruber Kropf foi esfaqueado durante assalto em Boa Viagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil