Jornal do Commercio

Lula ameaça retaliação à Comissão da Educação

-

RETALIAÇÃO DO BEM

O presidente Lula da Silva (PT) não gostou de saber da eleição do deputado Nikolas Ferreira (PLMG) para a presidênci­a da Comissão de Educação e menos ainda da avaliação que fez o ministro Camilo Santana, Educação.

Educadamen­te, o ministro disse que estará à disposição dos deputados da comissão, prometeu colaborar e que irá à Câmara “quantas vezes eles [os deputados] quiserem”. “A Câmara tem autonomia para escolher quem quiser. O trabalho [do MEC] não é do governo, é do Brasil, é da educação brasileira, espero que possam colaborar”. Sensatez ao extremo!

No Planalto, o presidente que diz que governo “para todos” e que não persegue ninguém, independen­temente do partido”, agora, anda dizendo aos quatro cantos que o governo tem mais é que dificultar a liberação de emendas de parlamenta­res que apoiarem a gestão de Nikolas Ferreira, à frente da Comissão de Educação.

CONVERSA PRA BOI DORMIR

O presidente é todo cheio de lorota. Quer ser o rei do Sul Global, mas se trai nas próprias palavras e nas partas ações.

Lula aproveitou o Dia Internacio­nal da Mulher, mandou selecionar algumas servidoras do Planalto para um almoço em um restaurant­e reduto do que sobrou da esquerda festiva que o Brasil exportou para Brasília, no início de 2003 quando da primeira posse do petista.

Aí, lá pelas tantas o presidente saiuse com essa: “[As mulheres] Nunca se contentem com o que já conquistar­am. É bom reconhecer a conquista, mas é algo que instiga a gente a querer mais, exigir um pouco mais”, foi aplaudido de pé.

No terceiro mandato, Lula tem 38 ministério­s. Dessas 38 pastas, somente nove são ocupadas por mulheres. O que representa apenas, 23,7%. Nestes 14 meses de governo, fez indicações para duas cadeiras do Supremo Tribunal Federal. Nenhuma foi mulher. Nos bancos públicos, somente o Banco do Brasil tem o comando feminino. O nome disso é hipocrisia.

O PAÍS DO ATRASO

Toda semana, saio de Brasília (DF), viajo 222km até a cidade de Goiânia (GO), onde vou torrar cafés. São dois pedágios de ida e dois de volta, a preços de $5,90 e $6,10. É aquela fila. A BR-060 fica engarrafad­a porque, minha gente, não é todo mundo - feito eu - que anda com uma mochila de moedas para facilitar o troca.

Agora a notícia. Em 90 dias, os pedágios cobrados em rodovias federais poderão ser pagos por cartão de crédito e débito e até por PIX. A decisão foi publicada nesta sextafeira (9), no Diário Oficial.

O Ministério dos Transporte­s determinou, também, que a Agência Nacional de Transporte­s Terrestres (ANTT) deverá regulament­ar, a cobrança. Já não era sem tempo.

PASSOU DA HORA

Quando será que o Ministério da Saúde vai instalar um centro de monitorame­nto, com números de óbitos e infectados com a dengue, que sejam atualizado­s ao menos uma vez ao dia, a exemplo do período da pandemia da covid-19?

As informaçõe­s divulgadas na última terça-feira (5) davam conta que há 1.253.919 de “casos prováveis”. Quase 10 mil são de “casos de dengue grave” e “com sinais de alarme”. 299 pessoas morreram e 765 outros óbitos “encontrams­e em processo de investigaç­ão”.

PENSE NISSO!

Acusado pelos bolsonaris­tas de ser “infiltrado” e de “terrorista” pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o morador de rua Geraldo Silva é uma das grandes injustiças que esse processo draconiano tem causado a algumas pessoas.

No 8 de janeiro de 2023, segundo narra a Defensoria Pública, Geraldo estava na Esplanada dos Ministério­s, “para ver o que estava acontecend­o.” Ficou preso dez meses, está em liberdade condiciona­l, após parecer da Procurador­ia-geral da República sustentar que “não há provas de que o denunciado tenha integrado a associação criminosa”. Mas ainda não foi inocentado.

Uma pergunta que não quer calar: e quem vai pagar pelos danos morais do sem teto?

Pense nisso!

 ?? ?? Deputado Nikolas Ferreira (PL) na tribuna da Câmara
Deputado Nikolas Ferreira (PL) na tribuna da Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil