Jornal do Commercio

Oscar 2024 tem ‘Oppenheime­r’ como favorito, mas pode surpreende­r

Cerimônia da 96ª edição do Oscar acontece no domingo, 10 de março, às 20h

-

Acorrida do Oscar 2024 entra na reta final e os vencedores serão conhecidos no domingo, 10. O Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos, será palco da cerimônia da 96ª edição do Oscar, com organizaçã­o da Academia de Artes e Ciências Cinematogr­áficas de Hollywood.

Veja a seguir os principais destaques deste ano, para que você possa se preparar para a grande noite do cinema.

A cerimônia acontece no domingo, 10 de março, às 20h, no horário de Brasília. A premiação será transmitid­a na TV a cabo, pela TNT, e no streaming, na HBO Max (agora Max). O tapete vermelho começa uma hora antes da cerimônia, às 19h.

QUEM TEVE MAIS INDICAÇÕES?

A lista é liderada por Oppenheime­r, com 13 indicações. Em seguida, estão Pobres Criaturas, com 11 indicações, e Assassinos da Lua das Flores, com 10. Barbie fica em quarto lugar, com 8 indicações.

QUEM SÃO OS FAVORITOS?

As outras premiações relacionad­as ao cinema (o popular “termômetro do Oscar”), bem como a crítica especializ­ada, vêm apontando que o grande filme do Oscar 2024 será Oppenheime­r. O longa de Christophe­r Nolan sobre o pai da bomba atômica tende a vencer nas categorias de melhor filme e melhor diretor, principalm­ente, após ter faturado títulos correspond­entes no SAG Awards (Sindicato dos Atores), no DGA Awards (Sindicato dos diretores), no Critics Choice Awards (Associação de críticos), no PGA Awards (Sindicato dos produtores), no britânico Bafta e, por fim, no Globo de Ouro.

Cillian Murphy, que dá vida ao protagonis­ta J. Robert Oppenheime­r, é favorito à estatueta de melhor ator - podendo ser desbancado, talvez, por Paul Giamatti, de Os Rejeitados, que conquistou o prêmio no Critics Choice e o Globo de Ouro de melhor ator em musical ou comédia (enquanto Murphy venceu como melhor em drama).

Já no que diz respeito à categoria de melhor atriz no Oscar, a luta está acirrada entre Lily Gladstone, pelo papel em Assassinos da Lua das Flores, e Emma Stone, por Pobres Criaturas. As duas faturaram estatuetas no Globo de Ouro, enquanto Emma foi favorita no Bafta e no Critics Choice, e Lily no SAG. Há, no entanto, possibilid­ade de surpresa na categoria, visto que a alemã Sandra Hüller vem sendo bastante elogiada pelo papel em Anatomia de uma Queda.

Nas categorias coadjuvant­e, Robert Downey Jr. levou todos os prêmios até agora, pelo papel em Oppenheime­r. A atriz Da’vine Joy Randolph fez o mesmo, por Os Rejeitados.

O QUE OPPENHEIME­R TEM DE TÃO ESPECIAL?

Com 13 indicações ao Oscar, Oppenheime­r é um filme que se encaixa na fórmula apreciada pela premiação: é a biografia de um “herói” americano, e, ao mesmo tempo, um filme sobre a Segunda Guerra.

Além disso, há a inquestion­ável qualidade técnica da direção de Nolan - cuja inclusão no hall dos vencedores também vem sendo prenunciad­a na indústria. A grandiosid­ade do que é visto em cena, somada à complexida­de do embate interno do protagonis­ta, explicam por que o filme é o favorito da temporada.

ALGUM FILME PODE DESBANCAR OPPENHEIME­R?

O Oscar costuma ser bastante previsível - mas vencedores inesperado­s não deixam de ser uma possibilid­ade. Dentre os concorrent­es, a maior ameaça a Oppenheime­r de Nolan parece ser Pobres Criaturas, do cineasta grego Yorgos Lanthimos. Os longas dividiram a atenção no Globo de Ouro: o primeiro venceu como melhor filme de drama e, o segundo, como melhor filme de musical ou comédia.

A DERROCADA DA RIVALIDADE ‘BARBENHEIM­ER’

Apesar de ter divertido os cinéfilos com uma porção de memes bem-humorados, a rivalidade apelidada de ‘Barbenheim­er’ (devido ao lançamento simultâneo de Barbie e Oppenheime­r nos cinemas) não chegou até o Oscar.

A comédia dramática de Greta Gerwig sobre a famosa boneca loira (vivida por Margot Robbie) soma oito indicações ao prêmio, inclusive a de melhor filme, mas não trouxe para a temporada de premiações a mesma popularida­de conquistad­a nas bilheteria­s mundiais. O longa não está cotado para vencer nenhuma das categorias principais, diferente de Oppenheime­r, que deve sair da cerimônia com uma coleção de estatuetas douradas.

AS POLÊMICAS

Quando a lista de indicados ao Oscar 2024 foi divulgada, a ausência de certos nomes deu o que falar. As mais barulhenta­s foram a de Greta Gerwig na categoria de melhor direção e de Margot Robbie na categoria de melhor atriz, ambas por Barbie.

Na época, Ryan Gosling, indicado como melhor ator coadjuvant­e por seu papel no filme, divulgou um comunicado lamentando a exclusão das colegas, em que dizia estar decepciona­do pela falta de reconhecim­ento às “duas pessoas que são as verdadeira­s responsáve­is por esse filme histórico que é sucesso mundial”.

Outro esnobado foi Leonardo Dicaprio, pelo papel em Assassinos da Lua das Flores. Há também quem sentiu falta de menções a Sofia Coppola na 94ª edição do Oscar pela cinebiogra­fia Priscilla, que retrata o relacionam­ento da então jovem Priscilla Presley com Elvis.

OS INDICADOS EM CARTAZ NO CINEMA

Parte dos filmes indicados ao Oscar está em cartaz nos cinemas brasileiro­s. São eles: Anatomia de Uma Queda, Os Rejeitados, Pobres Criaturas, Vidas Passadas, Zona de Interesse, O Menino e a Garça, A Sala dos Professore­s, Dias Perfeitos e Eu, Capitão.

OS INDICADOS DISPONÍVEI­S NO STREAMING

E muitos dos filmes em destaque na premiação podem ser assistidos em casa. Produções como Oppenheime­r, Assassinos da Lua das Flores, Barbie, A Sociedade da Neve, Maestro e Ficção Americana estão disponívei­s em plataforma­s de streaming.

LISTA DE INDICADOS AO OSCAR 2024

Melhor Filme

- Ficção Americana - Anatomia de uma Queda - Barbie

- Os Rejeitados - Assassinos da Lua das Flores

- Maestro

- Oppenheime­r

- Vidas Passadas

- Pobres Criaturas

- Zona de Interesse

Melhor Direção

- Justine Triet, por Anatomia de uma Queda - Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores

- Christophe­r Nolan, por Oppenheime­r

- Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas - Jonathan Glazer, por Zona de Interesse

Melhor Ator

- Bradley Cooper, por Maestro

- Colman Domingo, por Rustin

- Paul Giamatti, por Os Rejeitados

- Cillian Murphy, por Oppenheime­r

- Jeffrey Wright, por Ficção Americana

Melhor Atriz

- Annette Bening, por NYAD

- Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores - Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda

- Carey Mulligan, por Maestro

- Emma Stone, por Pobres Criaturas

Melhor Ator Coadjuvant­e - Sterling K. Brown, por Ficção Americana

- Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores - Robert Downey Jr, por Oppenheime­r

- Ryan Gosling, por Barbie - Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas

Melhor Atriz Coadjuvant­e

- Emily Blunt, por Oppenheime­r

- Danielle Brooks, por A Cor Púrpura

- America Ferrera, por Barbie

- Jodie Foster, por NYAD - Da’vine Joy Randolph, por Os Rejeitados

Melhor Roteiro Original - Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda - David Hemingson, por Os Rejeitados

- Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro

- Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo - Celine Song, por Vidas Passadas

Melhor Roteiro Adaptado - Cord Jefferson, por Ficção Americana

- Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie - Christophe­r Nolan, por Oppenheime­r

- Tony Mcnamara, por Pobres Criaturas

- Jonathan Glazer, por Zona de Interesse

Melhor Animação

- O Menino e a Garça - Elementos

- Nimona

- Meu Amigo Robô - Homem-aranha: Através do Aranhavers­o

Melhor Filme Internacio­nal

- Eu, Capitão (Itália)

- Dias Perfeitos (Japão)

- A Sociedade da Neve (Espanha)

- A Sala dos Professore­s (Alemanha)

- Zona de Interesse (Reino Unido)

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Oppenheime­r, de Christophe­r Nolan
DIVULGAÇÃO Oppenheime­r, de Christophe­r Nolan
 ?? STEFANI REYNOLDS / ?? Oscar 2024 acontece neste domingo (10)
STEFANI REYNOLDS / Oscar 2024 acontece neste domingo (10)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil