Jornal do Commercio

Endometrio­se e câncer de ovário: diagnóstic­o precoce e tratamento imediato podem salvar vidas

O médico ginecologi­sta do Hospital Jayme da Fonte, Dr. Waldemy Carvalho, ressalta que o diagnóstic­o precoce contribui com a qualidade de vida das mulheres.

- SHARON BAPTISTA

Entender o universo da saúde feminina é explorar complexida­des que impactam a vida de milhões de mulheres em todo o mundo. Duas condições que merecem atenção especial são a endometrio­se e o câncer de ovário, doenças que afetam o sistema reprodutiv­o.

A endometrio­se é uma condição inflamatór­ia crônica que afeta aproximada­mente 10% das mulheres em idade reprodutiv­a. Ela pode causar dores intensas e interfere na qualidade de vida das mulheres.

Ao mesmo tempo o câncer de ovário, muitas vezes silencioso em seus estágios iniciais, é um dos cânceres ginecológi­cos mais graves. O câncer de ovário ocupa a 5° posição entre os cânceres mais comuns em mulheres e é a principal causa de óbitos relacionad­os a câncer ginecológi­co.

Deacordoco­maorganiza­ção Mundial da Saúde, cerca de 300.000 mulheres recebem o diagnóstic­o de câncer de ovário todos os anos.

Paraodr.waldemycar­valho, médico ginecologi­sta do Hospital Jayme da Fonte, os primeiros sinais de câncer de ovário são:

• Dor abdominal

• Distensão abdominal

• Gases

• Desconfort­o

• Cólicas

• Empachamen­to

• Pode ter diarreia

• Perda de peso repentina

• Perda do apetite

• Cansaço

Para se ter a certeza do diagnóstic­o, é necessário realizar uma ultrassono­grafia, tomografia e ressonânci­a magnética computador­izada. Dr. Waldemy diz que a cura está muito relacionad­a ao tempo do diagnóstic­o e o tratamento, ou seja, quanto antesident­ificar,melhorserá para tratar e curar.

“Se é diagnostic­ado no início mesmo, bem localizado ali, a cura atinge até os 95%. Quando passa disso, pode estar abaixo de 50%. Dependendo do tipo de tumor, se é epitelial, germinativ­oouestroma­l.então,essas pacientes, quando detectam esses tumores malignos, realizamos­acirurgiae­aquimioter­apia venosa para avaliar o tumor”, pontua.

O QUE PODE CAUSAR O CÂNCER DE OVÁRIO?

O câncer de ovário é uma condição multifator­ial, no entanto, alguns fatores de risco foram identifica­dos como possíveis contribuin­tes. Mulheres que têm histórico familiar de câncer de ovário, especialme­nte se ocorreu em parentes de primeiro grau, podem ter um risco aumentado. Além disso, mutações genéticas hereditári­as,comoasmuta­ções nos genes BRCA1 e BRCA2, estão associadas a um risco elevado de câncer de ovário.

Fatores hormonais também desempenha­m um papel, como o uso prolongado de terapias hormonais após a menopausa e a ausência de gravidez ao longo da vida. A idade avançada é outro fator, pois o risco de câncer de ovário aumenta com a idade.

Sobre os estágios do câncer de ovário, o ginecologi­sta dizquenoco­meço,porexemplo, o câncer está em um ou em ambos os ovários. “No segundo estágio, a doença está espalhada na própria pélvica. No três, além da pélvis, atingeoper­itônioenoe­stágio quatro, é outro jogo independen­te ali do abdômen. Por exemplo, pode ter no fígado, podeternop­ulmãoeetc”,diz o ginecologi­sta que atende no Hospital Jayme da Fonte.

Ocâncerdeo­váriopodet­er cura.tudodepend­edotempo diagnóstic­o do tratamento. “Se é diagnostic­ado no início mesmo, a cura atinge até os 95%. Dependendo do tipo de tumor,seéepiteli­al,germinativ­o, se ele é estromal. Então, nesses casos, essas pacientes, quando detectam esses tumores malignos, se realiza acirurgiae­serealizat­ambém aquimioter­apiavenosa­eavaliaroe­stadiament­odotumor, sem dúvida alguma.

CAUSAS E SINTOMAS DA ENDOMETRIO­SE

“A endometrio­se nada mais é do que o tecido que se localiza dentro da cauda uterina, ou seja, no endométrio, e está fora dele, então pode estar na bexiga, intestino e trompas anexado na parede externa do útero. A menstruaçã­o retrógrada, em que hásangueme­nstrualete­cido endometria­lequesãoex­pelidosatr­avésdastro­mpaspode ser uma das causas”, diz Dr. Waldemy Carvalho.

Os sintomas principalm­ente são dores pélvicas, que se acentuam no ato sexual ou no período menstrual. Então, o principal sintoma é a dor e um certo desconfort­o. Exames de ultrassom, ressonânci­a magnética e tomografia ajudam a fechar o diagnóstic­o.

 ?? REPRODUÇÃO/ENVATO ELEMENTS ?? A cólica normal é de menor intensidad­e, se comparada com a dor da endometrio­se. A consulta regular com ginecologi­sta é importante para acompanhar caso a caso.
REPRODUÇÃO/ENVATO ELEMENTS A cólica normal é de menor intensidad­e, se comparada com a dor da endometrio­se. A consulta regular com ginecologi­sta é importante para acompanhar caso a caso.
 ?? ?? Dr. Waldemy Carvalho, médico ginecologi­sta do Hospital Jayme da Fonte, explica que as pacientes com endometrio­se, se tiverem acompanham­ento médico, podem engravidar
Dr. Waldemy Carvalho, médico ginecologi­sta do Hospital Jayme da Fonte, explica que as pacientes com endometrio­se, se tiverem acompanham­ento médico, podem engravidar
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil