Jornal do Commercio

Ônibus movido a gás natural é testado no transporte do Grande Recife

O transporte público da Região Metropolit­ana do Recife já testou outros coletivos com fontes de energia renováveis que, infelizmen­te, nunca vingaram no sistema

- ROBERTA SOARES

Não é a primeira vez que ônibus movidos a fontes de energia renováveis são testados na Região Metropolit­ana do Recife sem resultar em mudanças efetivas para o passageiro e a crise climática - é fundamenta­l destacar. Isso porque o custo das novas tecnologia­s nunca convence os operadores e gestores do sistema de transporte.

Mas, mesmo assim, novos testes seguem sendo feitos no transporte público do Grande Recife. Agora, numa parceria do governo de Pernambuco com a Companhia Pernambuca­na de Gás (Copergás) e o Consórcio Conorte, um novo ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR.

O teste começou nesta segunda-feira (11/3), na linha 1070 - TI Pelópidas/ti PE-15 (Parador), que sai do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista. E está sendo supervisio­nado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestru­tura de Pernambuco (Semobi) e o Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM).

ENTENDA O TESTE DO ÔNIBUS A GÁS

O novo ônibus funciona com gás metano. Isto significa que tanto o Gás Natural Comprimido (GNC) como o biometano podem ser utilizados paralelame­nte, o que torna a troca de um para o outro uma transição simples e fácil. Ambos estão disponívei­s tanto na forma de gás comprimido como de gás liquefeito. O ônibus a gás emite até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) que um modelo equivalent­e a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOX) beira 90% e a de material particulad­o, 85%.

Segundo o governo do Estado, o teste tem como meta viabilizar, no futuro, a modernizaç­ão da frota de ônibus da RMR, reduzindo as emissões de poluentes e aumentando a eficiência energética. “O nosso objetivo é fazer investimen­tos estruturad­ores para o Estado. A partir do uso do gás natural garantimos uma mobilidade urbanasust­entáveleti­ramos do papel um projeto inovador para Pernambuco. É assim que seguimos em frente com o nosso compromiss­o de permitir que a mudança continue acontecend­o”, pontuou a governador­a Raquel Lyra.

“O gás natural é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíve­is fósseis tradiciona­is, resultando em menores emissões de poluentes atmosféric­os na cidade. Essa transição para uma fonte de energia mais limpa no transporte público metropolit­ano pode melhorar a qualidade do ar nas cidades e promover um ambiente urbano mais saudável e sustentáve­l para todos”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestru­tura, Diogo Bezerra.

 ?? PAULO MACIEL / GRANDE RECIFE ?? Ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR
PAULO MACIEL / GRANDE RECIFE Ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR
 ?? ?? Ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR
Ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) está em teste na RMR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil