Jornal do Commercio

Novos hábitos de consumo, geração alpha, tendências e o fim do funil no marketing

O SXSW acontece, anualmente, em Austin, no Texas, reunindo cabeças pensantes do mundo todo

- MIRELLA MARTINS

Sabeaquela­sensação após a tempestade? Em que se avalia o que foi perdido e planeja-se ações de prevenção? Esse foi o sentimento do SXSW deste ano. Depois da avalanche avassalado­ra, chamada IA generativa, que abalou todos e tudo em 2023, esta edição foi menos disruptiva, porém sempre reflexiva, provocativ­a e cheia de discussões e networking.

Claro que a IA teve protagonis­mo, mas, desta vez, sem a histeria apocalípti­ca com possibilid­ades, inclusive, de exterminaç­ão do planeta e da raça humana. Agora, as discussões focaram em mais da parte ética, filosófica, aplicabili­dade e democratiz­ação

Jon Maeda, chefe de design da Microsoft e responsáve­l pelo Chat GPT, destacou a integração da IA na rotina diária, visando uma maior eficiência e produtivid­ade, sem a necessidad­e de temor. Em uma coletiva exclusiva, Maeda apresentou um novo projeto focado em reforçar a segurança cibernétic­a, indicando a transição para uma fase mais madura e construtiv­a no desenvolvi­mento da IA.

AMY WEBB

O SXSW também foi palco para a renomada futuróloga Amy Webb, que divulgou seu aguardado relatório de tendências tecnológic­as para 2024. O documento prevê avanços significat­ivos em campos como Inteligênc­ia Artificial, Web3, o Metaverso, Bioengenha­ria, e Energia & Clima, destacando um superciclo de inovação e demanda que promete remodelar diversos aspectos da vida cotidiana e das relações globais.

Paralelame­nte, Elizabeth Branson-boudreau, seguindo um raciocínio similar ao do MIT Academic Review, apontou para dez tecnologia­s emergentes, incluindo IA em diversos setores, energia solar avançada, e novidades em saúde, como tratamento­s genéticos revolucion­ários e estratégia­s de combate à obesidade.

O evento ainda explorou mudanças significat­ivas nos padrões de consumo e demográfic­os, destacando a emergência de novos arranjos familiares, como comunidade­s de mães solteiras, e a atenção crescente à geração Alpha (crianças de zero a dez anos), que já exerce influência notável sobre decisões de consumo em áreas como alimentaçã­o, viagens e finanças.

Ainda sobre a geração Gold, os famosos sêniores, muito se fala da oportunida­de diante de tanta gente com poder de consumo. Eles ganharam capítulo à parte no painel do “grandfluen­cer”, num neologismo a junção de palavras avós em inglês com influencer.essaspesso­assão os segmentos que mais vêm crescendo como produtores de conteúdo, sobretudo, em redes sociais como o Tik Tok. A importânci­a da geração grisalha é repassar o capital social, ou seja, a experiênci­a, autenticid­ade, representa­tividade e confiança.

MARKETING

No âmbito do marketing, a redefiniçã­o do tradiciona­l funil de vendas chamou atenção, com uma ênfase na importânci­a da experiênci­a pós-compra e na construção de um relacionam­ento duradouro entre consumidor­es e marcas.

Estratégia­s focadas em algoritmos, conteúdo relevante e interações significat­ivas foram discutidas como essenciais para engajar e fidelizar clientes.

A personaliz­ação e experiênci­as imersivas para atrair memórias e conectar pessoas para engajar e trazer valor se tornou o core do novo marketing 3.0. Trata-se de uma corrida incensante para qualquer produto ou serviço nos próximos anos.

GÊNERO

Odebatesob­requestões­de gênero também ganhou destaque, com Meghan Markle e Brooke Shields abordando a necessidad­e de superar padrões culturais prejudicia­is e promover uma mudança positiva nas representa­ções e experiênci­as femininas.

NEGOCIAÇÃO

Em termos de negociação e diplomacia, o renomado especialis­ta William Ury compartilh­ou insights valiosos sobre como abordar conflitos de maneira eficaz, ressaltand­o a importânci­a da empatia, da construção de pontes e da disposição para encontrar soluções mutuamente benéficas.

O SXSW deste ano refletiu um amadurecim­ento nas discussões sobre tecnologia e sociedade, enfatizand­o a necessidad­e de abordagens éticas, inclusivas e humanizada­s frente aos desafios e oportunida­desapresen­tados pela inovação tecnológic­a.

 ?? STEPHEN OLKER/SXSW ?? Amy Webb deu palestra sobre o futuro das tendências em 2024
STEPHEN OLKER/SXSW Amy Webb deu palestra sobre o futuro das tendências em 2024

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil