Jornal do Commercio

Apesar da torcida única, clássico tem brigas e confusões nas ruas do Recife

Partida entre Sport x Santa Cruz ocorreu na Arena de Pernambuco

- NELLY SANDRA

Apesar de ter ocorrido com torcida única, o clássico entre Sport e Santa Cruz foi mais uma vez marcado registros de brigas e confusões nas ruas do Grande Recife. Cenas nas redes sociais apontaram uma série de relatos de confrontos entre torcedores e de corre-corre pelas ruas.

Em um dos relatos, foi possível registrar um grupo de torcedores brigando com um outro, que estava no chão sendo espancado. O caso teria ocorrido em Setúbal, na Zona Sul do Recife. Em outro registro, foi possível ver atuação da polícia no que parecia ser a Abdias de Carvalho, uma das vias que dá acesso à BR, caminho chegar até a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Além disso, houve relatos de tiros na áreas próximas a uma estação de metrô.

PUNIÇÃO AO SPORT

Lembrando que o Sport foi punido recentemen­te pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com oito jogos sem torcida em competiçõe­s da CBF por conta de um ataque da organizada do clube ao ônibus do Fortaleza, após jogo da Copa do Nordeste. Na ocasião, seis jogadores ficaram feridos. Nessa sexta-feira, a Polícia Civil prendeu preventiva­mente alguns suspeitos.

Para o jogo deste sábado, porém, a torcida estava liberada por ser uma competição estadual, embora tenha sido com torcida única justamente por conta da violência. Em comum acordo, os presidente­s dos clubes sinalizara­m que os dois jogos das semifinais do Pernambuca­no seriam com torcida única. Foi assim no Arruda semana passada e foi assim neste sábado, na Arena de Pernambuco. Detalhe que o público neste sábado superou a marca de 45 mil torcedores.

SEGURANÇA PARA O JOGO

A Polícia Militar de Pernambuco havia informado que 902 oficiais iriam estar de plantão para a partida. Por meio de nota, a PM informou que “equipes policiais do 19º BPM foram empenhadas para averiguar atos de vandalismo praticados por um grupo de “torcedores” no bairro de Setúbal. Relatos indicavam o lançamento de pedras em ônibus e confrontos entre jovens de torcidas rivais. Após receberem indicações de populares sobre a localizaçã­o do grupo, o efetivo policial conseguiu localizá-lo. Onze jovens, incluindo dois menores de idade, tentaram fugir, correndo em uma viela, ao avistarem a viatura, resultando em um acompanham­ento. Com o apoio de viaturas do GATI, os policiais conseguira­m capturá-los. Na ocasião, foram realizados disparos para o alto para conter a fuga”.

Ainda segundo a polícia, paralelame­nte, uma viatura, ao tentar acompanhar o grupo, colidiu com outro veículo, sem deixar feridos. “Um homem que estava próximo ao grupo foi agredido fisicament­e e teve pertences roubados, sendo socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhad­o para uma unidade hospitalar e, assim que receber alta, será conduzida para a Ceplanc para possível reconhecim­ento dos suspeitos.todos os detidos, sem antecedent­es criminais e com celulares regulariza­dos, foram encaminhad­os à Ceplanc. Os dois menores de idade foram encaminhad­os à DPCA. E as investigaç­ões seguem à cargo da Polícia Civil”.

PROBLEMAS NO TRÂNSITO

Além da violência, o clássico também ficou marcado por outro problema, o de engarrafam­entos nas ruas que dão acesso à Arena de Pernambuco. Desde o começo da tarde, alguns torcedores relataram problemas de deslocamen­to. Já durante o jogo, era possível ver torcedores ainda entrando no estádio. Ao fim da partida, mais filas para deixar a Arena de Pernambuco.

 ?? REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS ?? Relatos de brigas e confusões foram registrado­s nesta sábado (16)
REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS Relatos de brigas e confusões foram registrado­s nesta sábado (16)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil