Jornal do Commercio

Putin diz que não será ‘intimidado’ nem ‘suprimido’ após vitória

“Nunca ninguém conseguiu fazer isso na história. Isso não funcionou hoje e não funcionará no futuro. Nunca”, disse

-

Opresident­e da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu neste domingo (17) aos russos por votarem nas eleições presidenci­ais, que ele venceu com ampla margem, segundo os resultados preliminar­es, e saudou os soldados que combatem na Ucrânia.

“Quero agradecer antes de tudo aos cidadãos, somos todos uma única equipe, a todos os cidadãos da Rússia que foram às urnas e votaram”, declarou Putin perante sua equipe de campanha em uma aparição transmitid­a pela televisão estatal.

Ele afirmou que seu país não será “intimidado” nem “suprimido”. “Nunca ninguém conseguiu fazer isso na história. Isso não funcionou hoje e não funcionará no futuro. Nunca”, assegurou no discurso.

“CONFIANÇA” DOS RUSSOS

Acrescento­u que os primeiros resultados das eleições presidenci­ais lhe deram uma ampla vitória, demonstran­do a “confiança” dos russos em seu poder.

“Temos muitas tarefas concretas e importante­s para cumprir. Os resultados da eleição mostram a confiança dos cidadãos do país e sua esperança de que realizarem­os todo o planejado.”

Putin foi reeleito com facilidade para um quinto mandato com 87% dos votos, segundo os resultados preliminar­es divulgados neste domingo, em uma eleição em que nenhuma oposição real foi permitida.

Esse número, obtido a partir de uma pesquisa do instituto oficial Vtsiom, foi anunciado pela televisão estatal.

CHEFE DO KREMLIN

Além disso, de acordo com a comissão eleitoral russa, o chefe do Kremlin obteve 87,97% dos votos após a apuração de 24% das seções eleitorais.

O ex-presidente e número dois do Conselho de

Segurança russo, Dmitri Medvedev, aplaudiu a “vitória esmagadora” de Putin.

O presidente também afirmou que a morte na prisão do opositor russo Alexei Navalny é um “acontecime­nto triste” e que, antes de seu faleciment­o, desejava uma troca de prisioneir­os que o incluísse.

Ao mencionar o nome de Navalny em público pela primeira vez em anos, Putin disse: “No que diz respeito ao senhor Navalny. Sim, ele faleceu. É um acontecime­nto triste.”

“Dias antes da morte do senhor Navalny, alguns colegas me disseram... Há uma ideia de trocar Navalny por algumas pessoas presas em países ocidentais... E eu disse que estava de acordo”, acrescento­u.

 ?? NATALIA KOLESNIKOV­A/POOL/AFP ?? Vladmir Putin, reeleito presidente russo
NATALIA KOLESNIKOV­A/POOL/AFP Vladmir Putin, reeleito presidente russo
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil